TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ATIVIDADES “Quarto semestre letivo”

Por:   •  15/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 6

Nacional de Aprendizagem Industrial[pic 1]

Escola SENAI “Mário Amato”

Ensino Tecnológico em Cerâmica, Plástico e Químico.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

“Quarto semestre letivo”

São Bernardo do campo

Maio de 2006

Sumário

Introdução

- Conclusão.

Introdução

O presente relatório tem por finalidade relatar as atividades realizadas durante as aulas de processos de fabricação, Decoração cerâmica – módulo 3, Análise química de silicatos minerais, Vidração industrial, Serigrafia industrial, Técnicas de formulação de fritas.

Serão destacados os controles e cuidados e as principais funções de cada matéria em relação ao setor cerâmico na área de Refratários.

Comentários sobre utilização de equipamentos e realização dos trabalhos realizados em sala de aula e em laboratório.

No Quarto modulo do curso técnico em cerâmica foram estudadas as matérias relacionadas ao setor de refratários, assim foram estudadas as seguintes matérias:

Processo de Fabricação de Refratários-

     Em processo de fabricação de refratários estuda-se a preparação de massas refratárias e os processos de obtenção de produtos refratários.

     Na formulação de massas refratárias deve-se considerar a composição química das matérias primas empregadas, juntamente com suas propriedades físicas. As propriedades do produto refratário são influenciadas pelas impurezas presentes nas matérias primas e pelos tratamentos dados a elas.

    De igual importância é o arranjo granulométrico da chamota, além de outros fatores que devem ser considerados.

Os equipamentos necessários para os trabalhos realizados em laboratórios são basicamente:

Galga de pista perfurada e pista lisa, Agitador mecânico, Britador de mandíbulas, Maromba à vácuo, Moinho de disco. Alem de outros equipamentos acessórios como o speed, peneiras, provetas, bacia, balde e caneca.

As matérias primas usadas podem ser:

Naturais: Argilas refratárias, caulins, quartzo, etc...

Sintéticas: São aquelas que passam por tratamento térmico ou químico e encentram-se na forma de pó ou granulados. Como por exemplo: Mulita eletrofundida, Alumina, Carbeto de silício, Chamotas, etc.

Auxiliares: São compostos orgânicos ou inorgânicos, que são usadas na composição para facilitar as operações de conformação. Exemplos: Silicato de sódio, Dextrima, vixil, etc.

  Os processos de obtenção de refratários são vários e os procedimentos iniciais são validos para a maioria dos produtos. Durante o processo costuma-se controlar algumas variáveis, a fim de se obter as características desejáveis para o produto. Estas variáveis podem ser: a pressão, a composição, as dimensões, etc.

Os processo de conformação podem ser por prensagem, socagem pneumática, colagem.

Já a obtenção dos produtos não conformados pode ser, por concretos refratários (vertimento), ou por argamassa e cimento refratário.

Controle de qualidade de produtos conformados:

Os ensaios nos produtos conformados são realizados nos laboratórios de ensaios mecânicos, térmicos, e cerâmicos. Estes ensaios são: Ruptura à flexão à frio, Ruptura à compressão à frio, dilatação térmica, porosidade aparente, massa especifica aparente, massa especifica real, e outros de importância para a aplicação do produto.

Propriedades dos Materiais Refratários-

A tecnologia de produção de materiais refratários tem evoluído notavelmente durante os últimos anos. É de suma importância conhecer as solicitações que os refratários são submetidos durante o uso e as suas principais propriedades para que se possa identificar qual o processo de fabricação mais adequado e o tipo de refratário a ser adotado nas aplicações específicas.

 Esta matéria estuda as principais propriedades dos materiais refratários, como são avaliados e quais os recursos disponíveis, para melhorar o desempenho durante o serviço.

Materiais refratário-conforme a ABNT 8826 (1997) material refratário é um material cerâmico, natural ou artificial, conformado ou não, geralmente não metálico, que retém a forma física e a identidade química quando submetido a alta temperaturas.

É de fundamental importância, tanto para o fabricante como para o consumidor, um profundo conhecimento das propriedades dos materiais refratários e suas correlações com os fenômenos que ocorrem em um dado processo. Para isso diversos ensaios foram desenvolvidos não só visando a seleção dos produtos para uma dada aplicação, como também o desenvolvimento de novos produtos. Os ensaios são realizados a fim de determinar: porosidade, densidade, resistência mecânica, dilatação térmica, permeabilidade e condutibilidade térmica, refratariedade sob carga, escoamento, variações de dimensões de recozimento, resistência à corrosão e choque térmico.

Gestão ambiental-

Nesta matéria estuda-se o desenvolvimento industrial e o meio ambiente, a legislação ambiental, sistema de gestão ambiental na industria, gerenciamento de resíduo sólidos, prevenção da poluição.

Em gestão ambiental aprendemos a entender sobre a dinâmica do meio ambiente, recursos naturais, tipos de ambientes, formas de ocupação do meio e as suas relações com a industria. Os tipos de impactos mais comuns causados pelas industrias.

Os tipos de impactos causados pelas industrias é função de diferentes fatores, como por exemplo, o local de instalação da empresa, o tipo de produto, a natureza das matérias primas, os processos, etc...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com