TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE QUÍMICA - TERMOQUÍMICA

Por:   •  10/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 6

Objetivo

Os objetivos deste trabalho foram analisar e observar o modo com que a energia de um amendoim pode ser liberada com o aumento de temperatura;

Determinar a energia de dissolução do cloreto de amônio em água;

Introdução

Existem diversos tipos de energia, como por exemplo, a energia eólica, a energia térmica, a energia nuclear, a energia química, a energia elétrica, a energia solar e a energia sonora.

As formas de energia mais diretamente relacionadas à química são a energia térmica, que vem da agitação de partículas de um corpo, a energia elétrica, ligada ao movimento de cargas elétricas, e a energia química, derivada da reorganização de átomos.

A combustão é a principal reação química que produz energia térmica. Existem dois tipos de combustão: completa e incompleta. Na combustão completa existe oxigênio suficiente na reação, formando o CO2. Nessa combustão a chama tem cor azul. EXEMPLO: C3H8+5O2 3CO2 + 4H2O

Na combustão incompleta não há oxigênio suficiente na reação, formando CO. Nessa combustão a chama tem cor amarela. O CO é uma substância extremamente tóxica. Um exemplo de combustão incompleta é a produção se carvão, onde é necessário controlar o oxigênio da reação (equação química: C3H8+ 3O2 3CO(g) + 4H2O).

A maioria das equações químicas ocorre produzindo variações de calor. Em nosso dia a dia acontecem várias reações químicas que recebem (endotérmica) ou liberam (exotérmica) calor. O processo exotérmico está ligado à diminuição da temperatura, onde há liberação de energia. O processo endotérmico está ligado ao aumento da temperatura, onde há absorção de energia. Ambos os processos ocorrem simultaneamente. Um exemplo de processo endotérmico e não exotérmico que utilizamos no nosso dia a dia é a preparação de uma refeição onde a chama do fogão (combustão completa) faz parte do processo exotérmico e q panela, faz parte do processo endotérmico.

A energia química também está ligada a energia presente nos alimentos. Para verificar o valor energético de um alimento, apresenta se, no rótulo do mesmo, uma tabela nutricional, indicando o valor calórico do alimento. As unidades de medida dessa energia são quilocalorias (Kcal), calorias (cal), Joule(J), quilo joule (Kj) .

Para determinarmos a energia dos alimentos, é necessário usar um cálculo onde a fórmula usada é Q=M.C. ∆T, sendo que o “Q” representa a quantidade de calor da substância “M” representa a massa, em gramas, “C” representa a constante e “∆t” representa a temperatura final subtraída à temperatura inicial, em graus Celsius.

Materiais, reagentes e Procedimentos.

Para a realização desses experimentos foram utilizados os seguintes materiais:

Balança

Termômetro

Béquer

Tubo de ensaio

Fio metálico

Suporte universal

Garra com argola

Isqueiro

Latinha de alumínio

Para essa mesma realização desses experimentos foi utilizados esses regentes:

Amendoim

Cloreto de amônio (NH4Cl)

Água

Procedimentos:

Procedimento I

Inicialmente foi medida a massa de um grão de amendoim. Em seguida pede-se para colocar aproximadamente 80g de água dentro de uma latinha de alumínio. Realizado isso, fixar a latinha de alumínio no suporte universal de forma que não se imergir muito dentro dela, sobrepor o termômetro dentro, sendo que fique imerso na água e não encostado na latinha, medindo sua temperatura. Posteriormente espetar o amendoim com um fio metálico e aproximar da base da latinha. A temperatura da água que foi medida (Temperatura Inicial). Logo em seguida, atear fogo no amendoim, a combustão do amendoim, após a chama se apagar medir temperatura da água (temp. Final). O amendoim, após ser queimado ele virou cinzas, ou seja, medir a massa que não entrou em combustão completa.

Procedimento II

Primeiramente pede-se que com o subsidio de um béquer, colocar em um tubo de ensaio gotas de água ate completar aproximadamente 1,5 g. Em seguida inserir um termômetro dentro do tubo com água. Realizado isso, em outro tubo de ensaio, medir uma ponta de espátula de NH4Cl. Posteriormente retirar o termômetro, transferindo o NH4Cl para o tubo com a água e agitar fortemente ate a dissolução da substância. Posicionar novamente o termômetro e medir a nova temperatura. Esse processo de ser realizado rapidamente.

Resultados

Procedimento I

Amendoim Água

Massa do amendoim 0,65 g Massa 69,26 g

Massa das cinzas 0,07 g Temperatura inicial 22° C

Temperatura final 40 ° C

Após realizada a combustão do amendoim, há uma transformação química, onde o amendoim se torna cinzas, e a água se aqueceu com a adsorção da energia liberada.

Figura 1 – Representa a combustão do amendoim aquecendo a água

Procedimento II

Após a agitação da água com o cloreto de amônio, liberou-se a energia que diminuiu a temperatura da água que estava no tubo de ensaio.

NH4Cl Água

Massa 0,37

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com