TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Sobre a Teoria do Apego

Por:   •  28/9/2020  •  Resenha  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha crítica – Psicologia do Desenvolvimento – Teoria do Apego

A introdução no tema da Teoria do Apego apresenta uma perspectiva interessante e coerente acerca do desenvolvimento humano nas fases iniciais da vida. Interessante no sentido de ser algo que apresenta uma boa argumentação sobre o a apresentação do tema do apego e as relações de afeto que as crianças e as mães criam entre si, e coerente porque fundamenta todas essas questões com embasamento cientifico, intercalando diversos elementos de múltiplos campos do saber, como a psicanalise, psiquiatria, cognição, biologia evolutiva e  por fim psicologia do desenvolvimento.

Mediante a isso, encontramos diversas ideias a serem debatidas, a primeira delas diz respeito ao nível de apego da mãe em relação ao bebe durante o período gestacional, sendo comprovado que existem relações diretas entre o amparo que a gente recebe e o apego que ela desenvolve ao bebe. Abordar essa perspectiva é de suma importância para se compreender a vida além do viés psicológico, entendendo que a falta de apoio emocional por parte do parceiro, pode fazer com que a gestante desenvolva pouco interesse em sua gestação, o que pode levar a mesma a não realizar os exames ou se alimentar mal, fator biológico e emocional que influencia no processo de desenvolvimento intrauterino do feto. (Schmidt e Argimon, 2009)

isso nos leva a outro fator importante que o Psicanalista Donald Winnicott desenvolveu bastante em sua obra, que é a importância de se ter um ambiente suficientemente bom para que se desenvolva de maneira adequada. Uma mão que não desenvolve apreço por seu filho durante a gestão, tem grandes chances de não suprimir com as necessidades que o bebe apresenta após a gravidez, e essa ausência de atenção é algo crucial para a estruturação do ego da criança, sendo uma variável que influência negativamente no desenvolvimento daquele sujeito. (Junior e da Silva, 2018).

Por fim, podemos concretizar enfatizando a importância de se debater questões referentes a teoria desenvolvimentista no percurso de formação do Psicólogo e do Assistente Social , afinal, as profissões citadas anteriormente se colocam em contato direto com o ser humano, em suas múltiplas fases de desenvolvimento da vida, saber identificar aonde reside o problema, e se ele deriva de uma irregularidade  que ocorreu em algum momento de sua vida é de suma importância para que seja feita uma intervenção de qualidade, que tenha como função o bem estar do sujeito assistido em questão, independente da via a qual essa assistência será administrada.


Referências

JUNIOR, A.A.P; DA SILVA, S.M O Adolescente em Conflito com a Lei e a Tendência Antissocial: Compreensão e Intervenção à Luz da Psicanálise Winnicottiana. Revista Brasileira Adolescência e Conflitualidade, n. 17, p. 82-89, 2018.

SCHMIDT, E.B ARGIMON, I.I. L. Vinculação da gestante e apego materno fetal. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 19, n. 43, p. 211-220, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com