TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Artigo sobre Teoria das Finanças das Empresas do Doutor Alexandre Assaf Neto

Por:   •  4/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do Artigo sobre Teoria das Finanças das Empresas do Doutor Alexandre Assaf Neto.

As decisões financeiras de uma empresa são divididas basicamente em duas: captação e aplicação de recursos. Modigliani & Miller consideram que a valorização da empresa independe da fonte de captação de recursos, sejam próprios ou de terceiros, ela se dá com a otimização na aplicação dos investimentos. Nesse pensamento precisaríamos de um mercado perfeito, onde a renda do capital próprio e taxas de capital de terceiros seriam equivalentes.

No Brasil o mercado está longe do perfeito, visto que as taxas de financiamentos não dependem necessariamente do risco do crédito e sim a natureza da fonte de financiamento, ou seja, em mercados como o do Brasil a probabilidade de crescimento de empresas acaba sendo menor que de países sólidos como Japão, onde a taxa de juros paira pouco acima de 0%.

A interdependência financeira deve gerar tomadas de decisões de investimento que promova um retorno de caixa compatível com o fluxo de desembolso, envolvendo o volume do investimento e do montante da fonte de financiamento.

No Brasil existe o problema de o montante compatível com o negócio disponível ser insuficiente para realizar esse tipo de investimento. A cultura familiar por sua vez, predomina o meio da atividade produtiva, fomentando a perda do controle do capital da empresa. Isto é embalado pelo alto custo do mercado brasileiro onde a ROI das empresas brasileiras gira em torno de 12% e o custo do dinheiro acima dos 20%.

No início da teoria financeira as empresas se preocupavam apenas com a economia, após os anos 20 que começaram a se desenvolver. Com a evolução, nos anos 50 começaram a avaliar a empresa a partir de decisões externas. Esta teoria Financeira fala que um investimento deve ser avaliado pela sua contribuição aos resultados de risco e de retorno produzidos por uma carteira de ativos.

Más decisões financeiras podem encaminhar uma empresa à falência, bem como diversos fatores externos como taxas de juros subsidiadas, intervenções estatais, inflação entre outros, interferindo na consistência original da teoria financeira.

Felipe de Souza Leão

Mat. 201702001458

Polyana de Araújo Farias

Mat. 201702237087

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com