TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO ECOLOGIA PROVA II

Por:   •  26/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO ECOLOGIA PROVA II

COMPETIÇÃO: o uso ou defesa de um recurso por um indivíduo de modo a reduzir a disponibilidade daquele recurso aos outros indivíduos. (Recurso precisa ser limitado para que haja competição).

CONDIÇÕES: caraterísticas físicas e químicas do ambiente, que podem ser alteradas pelos organismos mas não consumidas

Ex: Ph, temperatura, umidade, salinidade

RECURSOS: Aquilo que é consumido pelos organismos ao longo de sua vida.

Ex: água, radiação solar, nutrientes, minerais.

RECURSO LIMITANTE: um recurso que é limitado em relação à sua demanda, podendo controlar, por exemplo, o crescimento de um organismo ou população.

Ex: o potássio, um macro-nutriente é utilizado por uma espécie de planta promovendo a absorção de água, caso este nutriente se torne escasso, litaria assim a produção máxima daquela espécie; tornando-se assim um fator limitante por estar disponível em menor quantidade. Deste modo, não importa que a disponibilidade de outros nutrientes, luz e água permita um valor maior de produção, pois este não será alcançado devido à limitação pelo potássio.

CAPACIDADE SUPORTE: índice de indivíduo que aquele recurso suporta.

PRINCÍPIO DE EXCLUSÃO COMPETITIVA: prevê que, se duas ou mais espécies competem por recursos limitados, uma delas permanecerá e as outras se extinguirão. Salvo caso haja diferença de nichos entre as potenciais competidoras.

Ex de diferenciação de nichos: duas espécies de peixes muito semelhantes vivendo num rio, uma espécie pode se alimentar de larvas de invertebrados aquáticos, enquanto a outra pode se alimentar dos invertebrados adultos.

COMPETIÇÃO INTRAESPECIFICA: que ocorre entre indivíduos da mesma espécie. É a mais forte competição por se tratar de recursos e condições (nicho) muito próximos. Ou seja indivíduos esgotam mutuamente os recursos disponíveis. Podendo impor um limite ao tamanho da população.

EX: territorialidade, se dá normalmente em épocas de acasalamento; neste caso indivíduos de uma espécie marcam seu território impedindo que outros indivíduos da mesma espécie invadam esse espaço; cada espécie tem uma forma de delimitar seu território, por exemplo lutas entre machos por fêmeas férteis.

OBS: uma vez que não ocorra competição intraespecífica, ocorre um crescimento exponencial da população.

COMPETIÇÃO INTERESPECIFICA: ocorre entre indivíduos de espécies distintas. Uma vez que haja esta competição, ocorre uma diminuição nas taxas de sobrevivência crescimento e reprodução de ambos os competidores. Pode ser dividida em dois modelos:

• Por EXPLORAÇÃO: duas espécies competem por recursos vitais limitados, um individuo consome o recurso tornando indisponível para outro indivíduo (espaço, alimento, locais de reprodução, etc) sem que os organismos se encontrem.

EX: espécies herbívoras, como o veado, que competem com outras espécies herbívoras como o gado por alimento.

• Por INTERFERÊNCIA: indivíduos interagindo entre si de forma direta, de modo que um indivíduo impeça o acesso de outro a um recurso vital. (Agressão física, produção de substâncias tóxicas, etc)

EX: Um beija-flor defende uma árvore florida, impedindo que outros beija-flores e saíras consumam o néctar das flores.

HETEROGENEIDADE AMBIENTAL E INSTABILIDADE TEMPORAL: Os ambientes naturais geralmente constituem-se de diferentes hábitats favoráveis e desfavoráveis, que constantemente sofrem modificações ao longo do tempo. Ambientes instáveis podem fazer com que as habilidades competitivas das espécies mudem ao longo do tempo (ex: uma espécie de planta pode ser uma competidora mais forte que outra em anos de seca. Entretanto, em anos de chuva farta, as habilidades competitivas podem se inverter). Esse processo é basicamente uma competição interespecífica mediada pela heterogeneidade ambiental. Se não houvessem estas alterações sazonais uma das espécies seria privilegiada por esta uniformidade, enquanto a outra seria excluída

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com