TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de prova de politica

Por:   •  5/9/2015  •  Resenha  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

A revolução na crítica do direito de hegel

A Alemanha está inserida num contexto histórico de muitas contradições, de modo que,  avança na critica da religião, mas não avança na critica da politica.

Na Alemanha, a contradição é tanta que os alemães  já sofrem com as mazelas do mundo moderno, mesmo sem desfrutar das benesses que esse mundo traz , há uma ampliação de direitos por conta da emancipação política, esses direitos  reproduzem  uma serie de contradições que não abole o  domínio do homem sobre o homem, porém não há uma emancipação humana. Esse quadro só pode ser superado por uma revolução radical, que destrua esse domínio e promova a emancipação humana.

Ou seja a Alemanha ainda luta pela emancipação politica, pela revolução parcial, na qual somente parte da burguesia tem seus direitos garantidos e os universaliza, e o proletariado sendo a parcela da população que produz a riqueza da sociedade segundo Marx,  é a parcela que mais sofre com as consequências dessa forma de reprodução.

Assim ao perceber essas contradições, o proletariado proclama a dissolução da ordem universal anterior, por reivindicar direitos na sua condição de explorado e na sua luta o mesmo luta contra tudo que prende a sociedade, por isso sua luta é universal, é uma emancipação humana e não meramente política.

E essa emancipação só pode avançar com a realização da práxis que é a união da história com a filosofia de modo que a emancipação humana e politica caminhem juntas que a teoria se realize na pratica para que os homens se libertem do domínio do homem sobre o homem.

Como o feurbach  representa uma ruptura com o pensamento hegeliano ?

O autor traça uma trajetória que caminha para o materialismo, implicando assim para uma ruptura idealista, pois o mundo real é perceptível pelo sentido, assim a matéria não é um produto do espirito mas sim o contrario o espirito é um produto da matéria.

 É preciso lembrar que Feuerbach nega o materialismo como filosofia porque ele observa o mecanicismo do materialismo, muito vinculado as vertentes da natureza,  e acaba sendo colocado como um materialista vulgar, pois não estabelece um salto qualitativo, havendo o limite de não compreender os processos históricos.

Assim feuerbach  se coloca tão idealista quanto Hegel, não vendo o materialismo como capaz de transformação no futuro,  preservando a essência do ser humano, ele coloca que precisamos nos relacionar pautados naquilo que temos de melhor, sai uma sensualidade –o amor- s2  Assim a concepção de feuerbach é  idealista e considerada mais pobre que a concepção ideal de Hegel, pois as concepções morais para Hegel não são únicas e  se modificam no processo histórico.

Estado e sociedade civil

Marx critica a existência do estado politica que aliena a participação direta das massas, o autor passou a distinguir que não era o estado  a base da sociedade civil éa sociedade civil  a base do estado. O estado de dominação burguesa reproduz a dominação do homem pelo próprio homem.

Só os direitos civis é uma luta limitada não resolvendo o problema pela raiz, portanto, se a sociedade civil cria o estado, a sociedade civil pode destruir esse estado, elaborando uma teoria revolucionária, partindo de pressupostos iluministas burgueses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com