TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução à Sociologia- Prova II (Adm e C.C.)

Por:   •  12/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução à Sociologia- Prova II (Adm e C.C.)

Curso: Ciências Contábeis

1) Escolha uma das duas questões abaixo (“a” ou “b”) e responda (valendo 5,0 pontos):

b) A partir do texto “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, explique as principais características do capitalismo moderno e descreva o fato cultural que teria sido determinante para o seu surgimento.

O capitalismo, enquanto esfera da vida social teria passado a ter um tratamento “racional”, que se caracteriza pela restrição do impulso “irracional”, ou seja, busca-se o lucro estável, planejado e obtido por meios pacíficos. Baseia-se no tipo social do capitalismo “sóbrio”.

Outras características do capitalismo racional moderno: separação entre local de trabalho e local de moradia; um Direito racional burguês (separação jurídica entre bens individuais em relação aos bens da empresa e proteção à propriedade privada); uso das ciências e da tecnologia na produção.

Em resumo: a modernidade seria caracterizada pela especialização e separação entre campos sociais racionalizados (Economia, Religião, Direito, Poder Estatal) com os seus funcionários e regras específicos. A finalidade destas estruturas seria a “eficácia” e não a “moralidade”.

Com a publicação do artigo “Ética Protestante”, o criador da obra literária expõe suas observações visando explicar a existência de algo em quem professa o protestantismo, em particular a doutrina protestante de linha calvinista, que se distingue por santificar a vida diária em contraposição à contemplação do divino, fato cultural que condição que favorece o espírito capitalista moderno, notoriamente o alemão, ou seja, o autor busca idealizar, identificar, o tipo ideal de conduta religiosa, em oposição ao conceito pregado pela Igreja Católica, que na época por meio do conceito da piedade popular e da espera da recompensa na vida após a morte; e a mensagem protestante de linha luterana, que acredita que o homem já nasce predestinado a salvação, condutas que repugnavam a obtenção do lucro e que deste modo iam de encontro ao ideal burguês.

2) Responda às duas questões abaixo:

a) Comente a importância da burocracia para as organizações modernas, com base no que você aprendeu com Weber e na reportagem da revista Exame (valendo 2,5).

Segundo Weber, uma “organização burocrática” é uma estrutura de poder racionalizada que visa alcançar certos fins. Elas seriam organizadas em torno das seguintes características:

1- Comunicação formal – regulamentos e ordens escritos, bem sistematizados e restritos às “competências funcionais”. A comunicação interna fluiria rápido.

2- Divisão do trabalho bem hierarquizada e segmentada, com distribuição baseada no mérito. A forma de autoridade é racional (não é nem tradicional nem carismática).

3- Relações de trabalho impessoais. Impessoalidade no tratamento também de clientes e fornecedores. Profissionalismo.

4- Separação entre propriedade e administração da organização. Ex: firma mercantil, universidades públicas, etc. .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com