TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO PARA PROVA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  1/5/2015  •  Artigo  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  1.738 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO PARA PROVA > COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

As organizações são as pessoas que nelas operam, é a força de trabalho, as pessoas que dão sustentação a uma produção constante e de qualidade.

TÓPICOS

PSICOLOGIA: Nível individual > Percepção, motivação, estresse e seu controle e aprendizagem.

SOCIOLOGIA: Nível grupar > Formação de grupo, operação de grupo ou de equipe

ANTROPOLOGIA: Nível cultural >Cultura de grupo e fatores históricos

CIENCIA POLITICA: Nível organizacional >Liderança, conflito, poder e política processo decisório.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: Estuda o comportamento das atitudes e desempenho dos trabalhadores, o ambiente em que atuam, o efeito da organização, grupo informal, sobre a percepção, sentimentos, e ações dos trabalhadores (envolvendo ambiente organizacional, recursos humanos e objetivos) e o efeito dos trabalhadores sobre a organização.

EXTRA: O comportamento organizacional é o ramo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Seguindo do entendimento de que os executivos realizam trabalhos por meio do trabalho de outras pessoas. O foco será: definir comportamento organizacional, descrever o que fazem os executivos, Explicar a importância do estudo sistemático do comportamento organizacional, listar as principais oportunidades e desafios no uso dos conceitos do comportamento organizacional, identificar as contribuições das principais disciplinas das ciências do comportamento ao estudo do comportamento organizacional, explicar por que os executivos precisam de conhecimentos sobre comportamento organizacional.

STAKEHOLDERS: FATOR DE INFLUENCIA > O stakeholder é uma pessoa ou um grupo, que legitima as ações de uma organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e resultados dessa mesma organização. É formado pelos funcionários da empresa, gestores, gerentes, proprietários, fornecedores, concorrentes, ONGs, clientes, o Estado, credores, sindicatos e diversas outras pessoas ou empresas que estejam relacionadas com uma determinada ação ou projeto.

Exemplos: Clientes, Fornecedores, Funcionários, Acionistas, Comunidade, Governo.

VISÃO SISTEMICA: Um sistema deve necessariamente possuir um objetivo – sem ele não existe um sistema (composto por partes inter-relacionadas e interdependentes, datada de um objetivo).

EXTRA: VISÃO SISTEMICA consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo. A visão sistêmica é formada a partir do conhecimento do conceito e das características dos sistemas. Visão sistemática é a capacidade de identificar as ligações de fatos particulares do sistema como um todo.

COMPONENTES E CARACTERISTICAS DE UM SISTEMA

SISTEMAS= OBJETIVOS

  • INSUMOS
  • PROCESSAMENTOS
  • EXSUMOS
  • ENTROPIA
  • HOMEOSTASE
  • RETROALIMENTAÇÃO

INSUMOS: Constituem a energia importada para o funcionamento do sistema, por exemplo, recursos materiais, humanos, financeiros e tecnológicos (Os administradores devem direcionar os esforções de todos os componentes para o objetivo do sistema).

PROCESSAMENTOS: A organização, internamente irá processar, transformar os insumos, em algo esperado e desejável.

EXSUMOS: Os insumos após serem processados, serão transformados em produtos ou “saídas”, que serão colocadas no meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (185.3 Kb)   docx (75.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com