TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radioatividade

Por:   •  8/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  1.141 Visualizações

Página 1 de 5

            RESUMO: 

Radioatividade é a tendência que alguns elementos estáveis fisicamente têm de apresentar energia em forma de partículas ou radiação eletromagnética. No atual relatório apresenta-se a serie de reatividade química, nos experimentos realizados, observou-se a reação de AgNO3 cobre e zinco, os dois se oxidaram, a reação de H2SO4 com  cobre e zinco, apena o zinco se oxidou, a reação de HgCl2 com cobre e zinco apenas o zinco oxidou e a reação de MgSO4 com cobre e zinco, apenas o zinco oxidou.

  1. INTRODUÇÃO

Radioatividade é um acontecimento natural ou artificial, no qual alguma substancia ou elementos químicos, radioativos, tem capacidade de emitir radiação. As principais partículas que a radiação emite pelas substancias são alfa, beta e raios gama. A radioatividade é uma forma de energia nuclear, usado na medicina, que consiste no fato de alguns átomos como os do urânio, rádio e tório serem instáveis, eles perdem frequentemente partículas alfa, beta e gama.

Neste experimento, vamos verificar a reação dos metais com alguns reagentes, para saber quais metais apresentam maior aptidão em doar elétrons e assim, reagir com as substâncias indicadas. Os metais seguem uma fila de reatividade química, onde a reatividade é mais alta para os metais menos nobres do que para os metais mais nobres. Os metais alcalinos, metais alcalinos terrosos, e outros metais pertencem aos metais menos nobres, já os mais nobres são os metais a direita do hidrogênio na fila de reatividade, os metais nobres. [1]

  1. REVISÃO BIBLIOGRAFICA

Os metais podem ser ordenados por meio de sua reatividade química, conforme mostrado abaixo, estando os metais mais reativos à esquerda, e os menos reativos à direita. O elemento hidrogênio esta destacado, apesar de não ser metálico, é considerado como um padrão, aos quais os demais elementos são relacionados em sua reatividade química.

[pic 1]

                                                                                                                           [2]

Metais alcalinos:

Os metais alcalinos representam o grupo 1A da tabela periódica, formam um grupo muito homogêneo, eles possuem em sua camada mais externa somente um elétron fracamente ligado ao núcleo e geralmente formam compostos univalente, iônicos e incolores. São metais de baixa densidade e moles, altamente elétropositivos e reativos. Os metais alcalinos são voláteis e podem ser isolados na forma pura, por destilação de misturas de reação. As superfícies dos metais alcalinos recém-preparados apresentam um brilho prateado característico. Os metais são bons condutores de eletricidade e calor, e formam o grupo mais mole e com os menores pontos de fusão.

Metais alcalinos terrosos:

Os metais alcalino-terrosos são os elementos químicos do grupo 2A da tabela periódica. São mais duros e mais densos que os metais alcalinos, fundindo-se a temperaturas mais altas. São menos reativos que os metais alcalinos, sendo o berílio e o magnésio os menos reativos deste grupo. Possuem tendência de perder os 2 elétrons mais externos e formar íons 2+. Os elementos deste grupo nunca se encontram em estado metálico na natureza. [3]

  1. MATERIAIS E REAGENTES

3.1 MATERIAIS

  • Tubos de ensaio (8)
  • Espátulas (2)
  • Estante e tubos de ensaio

  1. REAGENTES
  • Aparas de zinco
  • Aparas de cobre
  • AgNO3
  • H2SO4
  • HgCl2
  • MgSO4

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

4.1 Colocou-se aparas de cobre em quatro tubos de ensaio, então adicionou-se gotas das soluções AgNO3, H2SO4, HgCl2 e MgSO4 , um em cada tubo de ensaio, então observou-se as reações que ocorreram.

4.2 Colocou-se aparas de zinco em quatro tubos de ensaio, então adicionou-se gotas das soluções AgNO3, H2SO4, HgCl2 e MgSO4 , um em cada tubo de ensaio, então observou-se as reações que ocorreram.

  1. APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS  

5.1 Quando adicionou-se no primeiro tubo de ensaio o AgNO3, observou-se a oxidação do cobre, que corresponde a equação química AgNO3 + Cu = Ag + Cu(NO3)2 que mostra a reação de Cu e NO3, no segundo tubo de ensaio com H2SO4 não observou-se oxidação, o cobre não modificou, no terceiro tubo de ensaio com  HgCl2 não observou-se oxidação, no quarto tubo de ensaio com MgSO4 também não se observou oxidação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com