TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radioatividade

Por:   •  26/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  1.027 Visualizações

Página 1 de 2

Radioatividade:

Resultados e Discussões:

A pesquisa sobre radioatividade foi realizada com êxito, cumprimos com nossos objetivos e fizemos com que muitas pessoas ao nosso redor obtivessem mais informações sobreo assunto.

Em nossa conversa com os pais, colegas, amigos e familiares, averiguamos que estes não têm um conhecimento abrangente sobre as consequências dos efeitos da radioatividade. Também não sabem que a radioatividade esta presente no cotidiano de todos nós e de que estamos expostos aos mais diferentes tipos de radiação.

        Podemos entender a radioatividade como uma propriedade de alguns tipos de elementos químicos radioativos emitirem radiação, um fenômeno que acontece de forma natural ou artificial. É importante esclarecer a diferença entre radioatividade e radiação.

        Radioatividade: ação de determinados tipos de elementos conterem substancias radioativas que podem ser emitidas a diversos corpos;

        Radiação: emissão dessas substancias radioativas através de raios.

A radioatividade natural ocorre através dos elementos radioativos encontrados na natureza na crosta terrestre e na atmosfera. Como por exemplo,a radiação solar que é uma boa fonte de vitamina D e é essencial para o organismo humano. Mas esta radiação em excesso também pode trazer riscos para a pele como envelhecimento precoce, queimaduras, e até câncer de pele. Este tipo de radioatividade também está presente em algumas frutas. Sobre elas existem radiações iônicas que permitem uma durabilidade maior, o que não altera o seu sabor e nem afeta as suas qualidades nutritivas.

 A radioatividade artificial ocorre quando há uma transformação nuclear, através da união de átomos ou da fissão nuclear. A fissão nuclear é um processo observado em usinas nucleares ou em bombas atômicas. Este tipo de radiação é também usada na medicina para diagnosticar doenças através da radiologia, que é a parte da medicina que estuda a radioatividade, realizando exames de raio-x, ultrassonografias, radiografias etc. Ela também está presente nos equipamentos eletrônicos como computadores e celulares ,ou seja, está constantemente na vida das pessoas e a maioria não sabe que está exposta a radioatividade e que esta pode ser prejudicial, apesar de estar contida minimamente nestes aparelhos.

Referências

Radiação. Disponível em: http://noticias.terra.com.br/educacao/voce-sabia/radiacao-e-sempre.html Acesso em: 17/07/14

Radiologia disponível em:  http://www.crtrsc.com.br/site/noticias.php?id=24 Acesso em:17/07/14

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com