TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reação de combustão química

Projeto de pesquisa: Reação de combustão química. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

ESCOLA DE ENGENHARIA MECÂNICA

VICTOR MATHEUS

MÉRCIA

TAINARA

Salvador

2014

RESUMO

• Objetivo do trabalho

O trabalho tem como objetivo observar as alterações

químicas envolvidas no processo de combustão da vela, através da realização de experimentos, feito no laboratório onde foram observados as transformações que ocorreram com a vela. o material mencionado anteriormente, foi aceso, sendo coberta por um “becker”, assim verificamos o tempo necessário para o consumo de todo o oxigênio, foram observados também todos os mínimos detalhes que ocorreram com a vela após acesa.

• Metodologia utilizada

Acendemos uma vela e começamos a observar o seu processo de combustão, após um determinado tempo colocamos um Becker sobre a mesma, cronometramos ate o momento da vela apagar.

• Principais resultados

Chegamos as seguintes conclusões:

o A parafina depois da mudança do estado solido para o liquido ela se torna solida novamente após aproximadamente 1 segundo em temperatura ambiente (32ºc)

o Podemos ver que a ponta do pavio fica em brasas sendo que tomar a maior parte da transferência de calor pela zona amarela da chama.

o A reação libera calor, podemos ver a transferência de calor colocando a mão em cima do Becker e ver que está quente.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

A queima de uma vela ocorre a reação química de combustão, na qual o combustível (pavio da vela) reage com o oxigênio do ar liberando energia térmica, vapor de água e gás carbônico (e, ainda, monóxido de carbono, se a combustão for incompleta). A parafina da vela serve para prolonga a queima do pavio, pois sem a parafina, o pavio se queimaria rapidamente, tendo uma vida útil muito baixa. a queima de uma vela ocorre a reação química de combustão, na qual o combustível (pavio da vela) reage com o oxigênio do ar liberando energia térmica, vapor de água e gás carbônico (e, ainda, monóxido de carbono, se a combustão for incompleta). A parafina da vela serve para prolonga a queima do pavio, pois sem a parafina, o pavio se queimaria rapidamente, tendo uma vida útil muito baixa.

O carbono do pavio reage com o oxigênio formando dióxido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com