TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações dos Metais Alcalinos e Reações Hidróxidos de Metais Alcalinos

Por:   •  11/3/2016  •  Artigo  •  1.516 Palavras (7 Páginas)  •  1.106 Visualizações

Página 1 de 7

REAÇÕES DOS METAIS ALCALINOS E REAÇÕES DOS HIDRÓXIDOS DE METAIS ALCALINOS

Departamento de Química,Universidade Estadual da Paraiba,Campina Grande – PB

Docente: Mary C F Alves

Discente: Edson Tadeu de Souza Silva

RESUMO: Os elementos que pertencem à família dos metais alcalinos são aqueles que pertencem à coluna 1 ou IA. Respectivamente, na ordem da Tabela, eles são: Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Ce) e Frâncio (Fr). Esses elementos receberam o nome de alcalinos, pois os primeiros deles a serem descobertos (o sódio e o potássio) foram encontrados em cinzas de vegetais queimados. Inclusive esses dois elementos são os mais utilizados pelo homem e estão presentes em maior quantidade na natureza.

Palavras chaves: metais alcalinos;natureza;elementos.

INTRODUÇÃO

O sódio, metal alcalino com grande eletropositivade, reage com água causando desprendimento de hidrogênio gasoso, além de formar hidróxido de sódio. Esse fato se deve a alcalinidade do sódio, que reage violentamente e espontaneamente com a água, por isso pode causar queimaduras à pele humana se manuseado de forma incorreta.
A reação do sódio metálico com água é de oxi-redução, onde o sódio metálico é oxidado e o hidrogênio presente na molécula de água é reduzido a hidrogênio gasoso.
2Na(s) + 2H2O → 2Na+ + 2OH- + H2

Para se prepara o hidróxido de sódio (NaOH), pode ser usado o sódio [1]metálico dissolvido em água, como já dito anteriormente, mas também pode-se reagir carbonato de sódio com hidróxido de potássio. Quando esta reação acontece, ocorre a precipitação do carbonato de cálcio, e o hidróxido de sódio permanece na solução. Esta reação é conhecida como caustificação.

Na2CO3 + Ca(OH)2 → CaCO3 + 2NaOH

Podemos notar a formação da formação de NaCl,adicionando gotas de uma solução de fenolftaleína à solução preparada,pode-se perceber a coloração rosa indicando a basicidade da solução.

PARTE EXPERIMENTAL

Reações dos Metais Alcalinos e Reações Hidróxidos de Metais Alcalinos

Objetivo: Por meio da observação das propriedades químicas e físicas dos compostos do grupo IA (Metais-Alcalinos) da tabela periódica. Analisando suas reações e seus precipitados.

Materias:

  1. 1 Béquer de 250 mL
  2. 2 Béqueres de 50mL
  3. 1 vidro de relógio
  4. 10 Tubos de ensaio
  5. Espátula
  6. Estante para tubos de ensaio
  7. Pissetas.

Reagentes:

  1. Sódio metálico(Na(s))
  2. Álcool etílico
  3. Solução de fenolftaleína
  4. NaOH-2M
  5. MgCl2-1M
  6. FeCl3-1M
  7. Ni(NO3)2-1M
  8. AlCl3-1M
  9. CaCl2-1M
  10. CoCl2-1M
  11. CuCl2-1M.

PROCEDIMENTOS

Para realização do experimento,divimos em duas partes.

Parte I

Inicialmente, foram preparados pequenos fragmentos de sódio, no qual foram adicionados a um béquer contendo uma solução de água destilada (40mL) mais a adição de 3 gotas de fenolftaleína, ao observar notou-se que o pedacinho de sódio reagiu de imediato com a água liberando calor, apois a reação notou a coloração rosa,indicando a base do reagente.
Em seguida ao experimento, um béquer de 250 mL, foi preenchido até metade de sua capacidade. Depois, foi acrescentado em um tubo de ensaio, água destilada e um fragmento de sódio, sendo o tubo virado para dentro do béquer para observar a variação de pressão na superfície da água no interior do tudo de ensaio. Ao vira rapidamento o tubo de ensaio dentro do béquer com água,abservou a produção de gás,fazendo com houvesse pressão empurrando o líquido de dentro do tubo para o béquer.
Por fim, em um béquer de 50 mL foram adicionados 10 mL de álcool etílico e um fragmento de sódio. Pode-se observa que sua reação em relação com a água  foi bem mais lenta.

 Parte II

Inicialmente foram preparados tubos de ensaio contendo 5 mL de cada solução: MgCl2, CaCl2, FeCl3, CoCl2, Ni(NO3)2, CuCl2, AlCl3.
Em seguida separamos 7 tubos de ensaio enumerados de 1 a 7,adicionando diferentes soluções citadas a cima.

  1. São eles:

Tubo 1: cerca de 5ml de MgCl2(l);

Tubo 2:  cerca de 5ml de FeCl3(l);

Tubo 3: cerca de 5ml de Ni(No3)2;

Tubo 4: cerca de 5ml de AlCl3;

Tubo 5: cerca de 5ml de CaCl2(s);

Tubo 6: cerca de 5ml de CoCl2(l);

Tubo 7: cerca de 5ml de CuCl2(l);

  1.  Depois de adicionados essas soluções aos tubos de ensaios, foi acrescentado  2 gotas de solução de NaOh, observadas suas reações.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Parte I

  • Em  primeiro contato com o sódio,percebe-se que o sódio metálico é maleavél de coloração prata brilhante, onde com um determinado tempo muda de cor, pois em contato com o ar ele oxida. Portanto isso acontece pois os elementos do Grupo IA são muito reativos e por ser muito eletropositivo se oxida a temperatura ordinárias.

Equação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (575.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com