TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações óxidos ácidos e básicos

Por:   •  25/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

5. Reação entre óxido ácido e água

Em um tubo de ensaio com saída lateral coloque uma lâmina de cobre e 1 mL de H2SO4 concentrado (18M). Aquecer em bico de Bunsen, recolhendo o gás formado em um tubo com 5mL de água e indicador vermelho ou alaranjado de metila. Se possível, com auxílio de um indicador, verifique o pH da solução resultante. Escreva a reação ocorrida.

Cu(s)+ H2SO4 <--> CuSO4+ H2(g)

Esta reação não é espontânea, porque o cobre é menos reativo do que o hidrogênio. Esta reação só ocorreu com ácido concentrado a quente, Pois o cobre não reage com o H2SO4 diluído e nem com o concentrado na temperatura ambiente.

Os indicadores utilizados alaranjado de metila e repolho roxo detectaram a acidez, tornando-se vermelho e rosa respectivamente. Apresentam essas cores devido as propriedades ácidas encontradas no meio onde foram testadas.

6. Reação entre óxido básico e água

Coloque em um tubo de ensaio uma pequena quantidade de CaO (menos de 0,1 g) e adicione, com auxílio de uma proveta, 10 mL de água destilada. Agite. Adicione algumas gotas de fenolftaleína. Guarde a solução para item 7. Observe e explique o que ocorreu, escrevendo a reação ocorrida.

Quando você adiciona CaO na água destilada, a reação química vai ser:

CaO (s) + H2O (l) -> Ca(OH)2 (aq)

E o hidróxido, como é solúvel vai se dissociar:

Ca(OH)2 (aq) -> Ca(+2) (aq) + 2OH(-)(aq)

O que aumenta o teor de íons OH(-) da água, tornando-a básica.

Agora, a fenolftaleína é um indicador ácido-base. A gente pode definir a fenolftaleína como H2In: nessa forma, a forma ácida, ela não tem cor. Mas, em presença de base ela se torna rosa:

Ca(OH)2 (aq) + H2In -> Ca(+2) (aq) + In(2-) (aq) + 2H2O

7. Reação entre óxido ácido e base

Coloque em um tubo de ensaio 2 mL de solução produzida no item 6. Faça borbulhar CO2 na solução, soprando com auxílio de uma pipeta, até mudança de cor. Adicione 1 mL de HCl 1,0M. Observe e explique o que aconteceu. Escreva as reações envolvidas.

Usando 2 mL da solução do item anterior, fazendo-a borbulhar assoprando através de uma pipeta, ocorreu a reação entre essa base e o gás carbônico presente no sopro, resultando na formação do carbonato de cálcio (como corpo de fundo) e água, a solução que estava inicialmente rosa (devido a presença da fenolftaleína), deixou de ser rosa (A). Posteriormente, ao adicionar ácido clorídrico a essa solução formada, observou-se a formação de um líquido transparente sem corpo de fundo mais a liberação de gás (B). As equações a seguir demonstram os resultados.

Equação A: Ca(OH)2(aq)+ CO2(g)→ CaCO3(s)+ H2O(l)

Eq. Iônica Simplificada: Ca2+(aq)+ CO32-(aq)→ CaCO3(s)

Equação B: CaCO3(s)+ 2 HCl(aq)→ CaCl2(aq)+ H2O(l)+ CO2(g)

Eq. Iônica Simplificada: Ca2+(aq)+

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (568.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com