TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Cloreto de hexamemonilo

Relatório de pesquisa: Relatorio Cloreto de hexamemonilo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

Parte I

Foram medidos 2,5 mL de NH4OH concentrado que foram colocados em um béquer, logo após dissolveu-se NH4Cl bem lentamente até obter uma solução saturada,em seguida foi passado para uma proveta e completou-se o volume com NH4OH concentrado para 5mL. Depois de feito tudo isso, a solução foi deixada em repouso, tampada com um vidro relógio.

Em um outro béquer, foram colocados 2,53 g de Ni(NO3)2.6H2O e acrescentou-se água destilada gota a gota, por que se espera que o níquel hexa-hidratado reaja apenas com a amônia e não com a água, mantendo constante agitação, até que se dissolva todo o sal da solução e em seguida adicionou-se lentamente 12,5 mL de solução concentrada de amônia, e assim que se colocou a solução em banho-maria, houve mudança de coloração para lilás, depois esfriou-se a solução em água corrente e adicionou-se 5mL de solução amoniacal de NH4Cl preparada no início do experimento, que ficou em repouso por 15 minutos em banho de gelo. Com os cristais obtidos fez-se uma filtração a vácuo, que foram lavados com uma porção de 5 mL de NH4OH concentrado, seguida de pequenas porções de álcool e finalmente de éter.

Logo após os cristais foram secos ali mesmo no funil e depois pesados, e calculou-se o rendimento.

Ni(NO3)2.6H2O(s) + 6NH3(aq) + 2NH4Cl à [Ni(NH3)6]Cl2(s) + 6H2O(l) + 2NH4NO3

Cloreto de hexaminoníquel II

Parte II

Testes

A) Ni2+(aq)

Foram aquecidas 10 gotas da solução do composto e em seguida foi resfriada, (a reação de aquecimento e após esfriamento serve para quebrar as ligações da reação), após a adição de dimetilglioxima, formou-se um precipitado rosa que indica a presença de níquel.

Ni2+ (aq) + 2C4H6(NOH)2 (aq) + 2H2O  Ni[C4H6(NOH)(NO)]2(s) + 2H3O+(aq)

B) Cl-(aq)

Para esse teste colocou-se 5 gotas da solução estoque do composto em um tubo de ensaio e foi adicionado 3 gotas de solução de AgNO3 0,10 mol/L, o que fez com que se forma - se um precipitado branco. Através do teste com papel tornassol o teste foi positivo para presença de cloro.

AgNO3 (aq) + Cl-(aq)  AgCl(s) + NO3 – (aq)

C) NH3

Para esse teste colocou-se 5 gotas da solução do composto em um tubo de ensaio e aqueceu-se em banho-maria. Com o papel tornassol molhado com água destilada, o levou a boca do tubo de ensaio e o papel ficou roxo, o que indica a presença de amônia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com