TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Organica II

Por:   •  9/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A CafiAspirina® é um medicamento rico em ácido acetilsalicílico (AAS) e em cafeína, usado como analgésico, anti-inflamatório e antipirética.

A partir de métodos de extração ácido-base é possível obter a cafeína e o AAS.

As reações ácido-base são adequadas para purificação de substâncias por utilizarem das propriedades químicas para alterar a estrutura das substâncias para realizar um próximo procedimento, e também reestruturar a molécula para sua forma clássica.

Objetivos

O experimento teve como objetivo a extração da cafeína e do ácido acetilsalicílico de comprimidos de cafeína usando conceitos de reações ácido-base.


 

Procedimento experimental

  1. EXTRAÇÃO DA CAFEÍNA

De início, pesa-se quatro comprimidos de Cafiaspirina ® de modo que pudesse ser verificado o rendimento ao final dos procedimentos de extração, colocados sobre um papel de filtro que foi tarado na balança depois de triturados com auxílio de almofariz e pistilo de porcelana.

O solvente usado na solubilização dos comprimidos foi o acetato de etila, que não solubilizou completamente todo o comprimido. Primeiro foi utilizado 10ml do acetato de etila para a solubilização, e em seguida mais 15ml para a transferência para o funil de separação.

Devido a escolha do método de extração ácido-base, adiciona-se a mistura 20ml de ácido clorídrico 5%, para extrair a cafeína protonada para a fase aquosa.

Separa-se as fases orgânica e aquosa em erlenmeyers diferentes, reserva a fase orgânica para procedimentos posteriores e retorna a fase aquosa para o funil de separação.

Já no funil de separação, adiciona-se pontas de espátula de bicarbonato de sódio para neutralizar a fase aquosa. A cada adição, mede-se o pH até que possa ser vista a coloração azul na fita reagente, que indica que a mistura era alcalina. Em seguida, separa-se duas porções de 10ml e 15ml de acetato de etila. Recolhe-se a fase orgânica.

Na fase orgânica recolhida, adiciona-se sulfato de sódio anidro, que em seguida é filtrado com papel de filtro e funil em um balão volumétrico previamente tarado.

Por fim, evapora-se o solvente do balão no rotaevaporador e calcula-se a massa (recipiente + cafeína extraída), e calcula-se o rendimento de cafeína ao final da extração.

  1. EXTRAÇÃO DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO

No procedimento da extração da cafeína, foi reservada uma solução de acetato de etila (fase orgânica). Esta é colocada em um funil de separação limpo e seco, com a adição de 10ml de bicarbonato de sódio. Agita-se cuidadosamente garantindo que a pressão do funil seja aliviada e a torneira esteja devidamente fechada.

Quando as fases estivessem separadas após o repouso, recolhe-se a fase aquosa em um béquer, adiciona a esta 5ml de ácido clorídrico, até que fique turva a solução, para neutralizar o meio. Em seguida, coloca-se o béquer em banho de gelo para garantir a precipitação do ácido acetilsalicílico.

Após a formação do precipitado, filtra-se a solução com papel de filtro, e este é colocado sobre uma placa de Petri para secar na estufa.

Em seguida, é pesada a massa do ácido acetilsalicílico para o cálculo de rendimento.

  1. ANÁLISE QUÍMICA

3.1. Ácido acetilsalicílico

Em um tudo de ensaio, dissolveu-se três pontas de espátula de ácido acetilsalicílico em 1ml de metanol, e adicionou-se uma gota de ácido sulfúrico concentrado.

Em seguida, a solução foi colocada em banho-maria por cerca de 10 minutos e percebeu-se um aroma bem característico. Ao adicionar algumas gotas da mistura a uma placa de Petri com algumas gotas de água, observou-se uma diminuição na intensidade do odor.

3.2. Cafeína (testa da murexida)

Em um tubo de ensaio, colocou-se uma ponta de espátula pequena de cristais de cafeína e adicionou-se 3 gotas de ácido nítrico concentrado, levando a solução a banho-maria até a secura. Em seguida, adicionou-se 5 gotas de hidróxido de amônio, e foi aquecido novamente. A coloração amarela deve se tornar púrpura ao final do aquecimento para indicar presença de xantina.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

  1. Extração da cafeína e extração do ácido acetilsalicílico

Como era necessário extrair a cafeína e o AAS, foi extraído primeiramente a cafeína porque a separação gera uma fase orgânica para a extração de AAS durante o processo.

A intenção é calcular o rendimento do procedimento, então na pesagem dos comprimidos foi concedido 3,34g de massa total, incluindo excipientes (amido e celulose).

Foi esperado, teoricamente, que houvesse 2,6g de AAS e 0,26g de cafeína do somatório dos quatro comprimidos utilizados, uma vez que cada unidade contém 650mg de AAS e 65mg de cafeína.

Os pares de elétrons livres dos nitrogênios da cafeína e o agrupamento carboxila do AAS facilitam a técnica de extração ácido-base.

Para a extração da cafeína, usou-se o acetato de etila para a solubilização do comprimido com a adição de 20ml de ácido clorídrico 5% (m/V) para protonar a cafeína. O íon de H+ do HCl interage com os pares de elétrons livres do nitrogênio, tornando-a mais solúvel em água por sua carga positivamente carregada. Forma-se uma fase aquosa. [pic 1]

A mistura é posta em repouso para que houvesse a separação das fases, e a fase orgânica foi recolhida e reservada para se utilizar posteriormente.

Ao retornar a fase aquosa para o funil de separação, adicionou-se o bicarbonato de sódio para que o ácido se recomponha novamente, interagindo o H+ protonado da cafeína com a espécie -OH do bicarbonato de sódio, formando água. Como seu desprotonamento ocorreu, a cafeína torna-se insolúvel em água novamente. Recolhe-se a fase orgânica novamente.

[pic 2]

Na solução de cafeína, ao adicionarmos o sulfato de sódio anidro, este sofre hidratação, sobrando a cafeína e o solvente. A solução é colocada em um balão volumétrico previamente pesado para evaporação do solvente no rotaevaporador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (182.8 Kb)   docx (58.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com