TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Projeti II

Por:   •  9/4/2015  •  Exam  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO DE ENGENHARIAS DE JUIZ DE FORA - CAMPUS ITAMAR FRANCO

2º Engenharia Elétrica

Integrantes:

Anderson Geraldo Moreira

Clécio José dos Santos

Danilo do Carmo

Iasyn da Rocha Gandra

Kaiky Nunes de Oliveira Gomes

Márcio Augusto de Oliveira Pereira

Tulio Brochini Oliveira

Relatório Célula de Hidrogênio

PROJETO INTEGRADOR II

Juiz de Fora

Abril/2015


  1. INTRODUÇÃO

O projeto consiste em apresentar um sistema gerador de hidrogênio para utilização como combustível alternativo em veículos automotores.

O processo de separação do gás (H) da água (H2O), para geração de energia, deve ser feito a partir de um processo chamado de eletrólise. Processo esse que transforma a energia química da molécula de água em energia elétrica, e com isso, a energia resultante desse ciclo é a que será utilizada para o funcionamento do motor.

Na fase final do projeto esperamos que possamos montar uma unidade geradora de Hidrogênio sustentável, com tamanho compatível para esta fase experimental (protótipo a ser apresentado neste semestre), porém com vazão suficiente para suprir a demanda parcial de consumo de um motor à combustão, cujo porte será definido após análise da vazão de produção de energia da célula.

Como um todo o projeto visa, além da sustentabilidade envolvida na redução do uso de motores a combustão, a busca por meios mais econômicos de construção da célula e um aumento do seu rendimento final, melhorando assim a relação custo x benefício que já existe e tornando a utilização da célula de hidrogênio cada vez mais vantajosa.

  1. EVOLUÇÃO DO PROJETO NESTE PERÍODO

  Com base em estudos realizados pelo grupo, chegamos a conclusão de que seria financeiramente mais viável a apresentação de um protótipo composto de uma única célula de hidrogênio, que apresenta mesmo funcionamento do conjunto que deverá ser apresentado ao final do curso.

Após essa decisão, realizamos um levantamento dos materiais a serem utilizados na construção deste protótipo e o valor total deste consta no tópico abaixo.

  1. GASTOS ATÉ O MOMENTO

Foi  orçado até o momento o valor de R$760,00 que serão utilizados na compra de materiais para a montagem do protótipo.

Os materiais a serem comprados são: chapas de acrílico, o’ring de borracha, chapa de inox AISI 316, parafusos de inox, garras de cobre, conectores pneumáticos, monômetro de pressão, sensor de temperatura, medidor de pressão, medidor de corrente e conector tipo jacaré.

Gastos estes que serão relativos durante toda a execução do projeto, pois estamos sujeitos à quebra ou desgaste de alguma peça na realização da montagem, aumentando assim os gastos finais de todo o trabalho.

  1. VIABILIDADE

  Sendo um projeto de custo mais avançado, criaremos um protótipo para representá-lo nesse período, utilizando os mesmos recursos, porém com gastos menores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (394 Kb)   docx (461.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com