TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Sopro Magico

Por:   •  14/2/2016  •  Ensaio  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  14.088 Visualizações

Página 1 de 2

Nome da Escola

 Relatório Química I

Nome da Professora

Sopro Mágico

Nome do Autor

Timóteo-MG

Outubro 2015

Objetivo

Observar a função do indicador acido-base fenolftaleína, mostrando como o pH de uma solução pode mudar de acordo com os compostos adicionados na mesma e que o gás carbônico é liberado na respiração e que a reação entre a água e o gás carbônico produz um ácido.


 


Introdução

Umas das formas de se comprovar e mostrar alguns acontecimentos na química são as mudanças de cores. Para determinar o pH de uma solução, ou seja se a mesma é acida ou básica, podemos usar indicadores como a fenolftaleína. A solução de fenolftaleína permanece incolor em meio ácido e em meio básico adquire a coloração rosa. Sua geometria molecular muda dependendo da concentração de ions OH-, quando em pH maior que 8,2 (básico) ela muda a geometria molecular e passa a refletir a luz na coloração rosa-violeta. Na respiração, expira-se (libera-se) mais gás carbônico do que se aspira (inala). A diluição de gás carbônico em água produz o acido carbônico, representado pela fórmula química H2CO3, o ácido carbônico é um composto considerado como fraco, instável. O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é um sal, formado pela a reação da base forte hidróxido de sódio (NaOH) e o acido carbônico.


Material

Béquer

Pipeta graduada

Fenolftaleína

Bicarbonato de sódio (NaHCO3)

Canudo

Água

Espátula

Procedimento

O primeiro procedimento foi a preparação da solução, em um béquer foi dissolvido 50g de bicarbonato de sódio em água, depois pipetou-se 8ml de fenolftaleína e adicionou a solução.  Depois com o canudo, soprou a solução e depois de alguns segundos observou o resultado.


Resultado

Ao adicionar a fenolftaleína na solução líquida com o bicarbonato de sódio, fica rosa e indica que a solução é básica (ou alcalina). A fenolftaleína muda de cor quando muda o pH de uma solução, ou seja, muda o grau de acidez da mistura. Na experiência, o gás carbônico liberado no sopro reage com a água, produzindo o ácido carbônico que é identificado pelo indicador acido-base (fenolftaleína), mudando a sua geometria molecular que passa a não mais refletir a luz na coloração rosa-violeta e tornando a incolor.

CO2 + H2O ------> H2CO3


Conclusão

Há varias maneiras de determinar se uma solução é acida ou básica, e os indicadores são maneiras eficientes de realizar esse processo. Com esse experimento pude perceber a eficiência do indicador fenalftaleina. Alem de perceber como as reações acontecem no nosso dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com