TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Analise Organica Elementar

Por:   •  15/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 4

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL “CONSELHEIRO ANTÔNIO PRADO”

SÍNTESE E IDENTIFICAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS II

Nome: Débora Pereira Leite                n°: X                2TD

Data de realização do experimento: ________

EXTRAÇÃO E OBSERVAÇÃO DOS CRISTAIS DE CAFEÍNA

INTRODUÇÃO

Desde a Antiguidade, os alcaloides estão presentes na história da formação da sociedade humana, sendo três destes, grandes motivos de mudanças do rumo da história, até chegar ao que se conhece hoje por Pós-Modernidade. Por causa dessas moléculas ocorreram guerras, brigas, mortes, resgates e até mesmo os hábitos alimentares foram redesenhados. Morfina, Nicotina, Cafeína (1). Além de terem um importante papel sócio-político-cultural, os alcaloides também são agentes protetores das plantas contra a predação por herbívoros, como também são armazenadores de nitrogênio, que é um elemento essencial para elas. (2)

A cafeína, em especial, identificada como 1,3,7-trimetilxantina, é encontrada em grande quantidade nas sementes de café, nas folhas de chá verde, no cacau, no guaraná e na erva-mate. (3) Foi um dos alcalóides responsáveis pela Guerra do Ópio, ocorrida na China, e é uma das drogas mais estudadas no mundo, além de seus efeitos psicoativos, é um poderoso estimulante do sistema nervoso central. Ela bloqueia a ação da adenosina no cérebro - molécula que diminui a taxa de descargas nervosas espontâneas, induzindo o indivíduo ao sono – fazendo com que ocorra uma reação atípica no organismo: os batimentos cardíacos são acelerados, ocorre o estreitamento de alguns vasos sanguíneos, enquanto outros se dilatam, e outros músculos se contraem com maior facilidade (1).

Embora algumas pessoas ingiram a cafeína na forma de fármacos, a maior parte da população consome em bebidas, podendo haver, em média, 80 mg desse alcalóide em uma xícara de café, enquanto em uma lata de Coca-Cola há de 34 a 41 mg. Como se tratam de alimentos, é necessário quantificar a quantidade dessa substância e, para isso, usam-se diversos métodos: gravimetria, espectrofotometria, diferentes tipos de cromatografia, eletroforese capilar, quimiometria, espectroscopia no infravermelho e eletroanálise. (3) Nesse experimento, será realizada a extração da cafeína por um método similar aos métodos gravimétricos empregados na quantificação da mesma. Entretanto, a análise é apenas qualitativa, comprovando a presença dessa substância no pó de guaraná e na Coca-Cola através da extração e observação dos cristais.

OBJETIVO

Extrair e observar cristais de cafeína do pó de guaraná e de refrigerante de cola.

PARTE EXPERIMENTAL

EXTRAÇÃO DA CAFEÍNA DO PÓ DO GUARANÁ

        Num erlenmeyer de 125 mL, adicionaram-se 4 g de pó de guaraná (previamente pesados) e 20 mL de HCl 1N e agitou-se constantemente durante 15 minutos. Depois, filtrou-se à vácuo e transferiu-se o filtrado para um funil de separação.

        Adicionou-se 1mL de NH4OH concentrado ao funil e agitou-se. Em seguida, extraiu-se a cafeína usando 25mL de diclorometano, tomando-se o cuidado de agitar e, em seguida aliviar a pressão e, depois, deixou-se o sistema em repouso. Recolheu-se a fase inferior.

        Descartou-se a fase superior e reintroduziu-se no funil a fase recolhida. Repetiu-se a adição da base e a extração da cafeína. Recolheu-se novamente a fase inferior.

        Numa lâmina, colocaram-se algumas gotas do líquido recolhido, as quais foram secadas ao ar, depois de seca, observou-se a lâmina no microscópio.

EXTRAÇÃO DA CAFEÍNA DA COCA-COLA

        Colocaram-se 35 mL de Coca-Cola e 25 mL de diclorometano num funil de separação e agitou-se. Recolheu-se a fase inferior, evaporou-se o solvente em banho de água, a 70 °C, na capela, até que o volume de líquido correspondesse à terça parte do volume inicial. Tendo feito isso, colocaram-se algumas gotas na lâmina, secou-se ao ar e observou-se no microscópio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (191.7 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com