TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Química de laboratório

Por:   •  12/4/2019  •  Ensaio  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

-Diferenças entre compostos orgânicos e inorgânicos-

Experimento 1: Diferenças observadas na fusão

NaCl> Após algum tempo em exposição a chama o sal grudou no fundo do tubo de ensaio pois durante o processo de aquecimento o mesmo fundiu, porem após o desligamento da fonte de calor o NaCl foi voltando a sua forma normal e se desgrudando das paredes do tubo de ensaio devido ao resfriamento e volta ao estado sólido o que indica uma transformação física.

Sacarose>Após segundos em exposição a chama a sacarose começou a se transformar em liquido e conforme o tempo passou começou a borbulhar, após este evento observamos condensação nas paredes do tubo de ensaio o que indica a saída de vapores e por fim a substância que estava borbulhando se tornou uma substancia de coloração dourada e gosmenta, o que indica uma transformação química.

Ácido esteárico> Logo que exposto a fonte de calor passou ao estado líquido logo começou a borbulhar e soltar um vapor esbranquiçado, após este evento adquiriu uma coloração amarelada e depois disso o tubo de ensaio trincou então tivemos que interromper o aquecimento, mas observamos que ao ácido tornar-se amarelo ele atingiu o ponto de degradação o que nos indica que ocorreu uma transformação química.

Experimento 2: Diferenças observadas na solubilidade

Em 3 tubos de ensaio distribuímos amostras de sacarose, NaCl e ácido esteárico, então adicionamos 5ml de água a temperatura ambiente a cada e observamos que:

NaCl> Se dissolveu quase que completamente pois notamos uma pequena quantidade de corpo de fundo, que provavelmente a água não teve capacidade para dissolver tudo.

Sacarose> Dissolveu-se em cerca de 80% (número estimado visualmente) e teve a formação de corpo de fundo.

Ácido esteárico> Não se dissolveu

Experimento 3: Diferenças observadas na condutividade elétrica

Em dois béqueres com 30 ml de água cada adicionou-se no primeiro NaCl e no segundo sacarose, com a ajuda de um sistema ligado a energia e a uma lâmpada observamos se houve a condução de corrente elétrica ou não

NaCl> Quando os polos negativos e positivos foram colocados na água a lâmpada acendeu e formaram-se bolhas nas pontas dos polos de metal, indicando que a solução de H2O + NaCl conduziu a corrente elétrica.

Sacarose> Quando colocados os polos negativo e positivo na solução de sacarose+H2O a lampada não acendeu indicando que não houve condução de corrente elétrica.

Experimento 4: Diferenças observadas na combustão

Colocamos uma fonte de ignição junto a etanol e tolueno para observarmos as diferenças nas combustões dos dois componentes

Etanol: Assim que colocado em contato com a fonte de ignição deu origem a uma chama amarela, inodora e sem presença de fuligem indicando que ocorreu uma combustão completa.

Tolueno: Assim que colocado em contato com a fonte de ignição deu origem a uma chama laranja forte que liberou um odor ruim e formou fuligem deixando o recipiente em que estava preto, desta forma vemos que ocorreu uma combustão incompleta.

Amostra

Cloreto de Sódio

Sacarose

Ácido esteárico

Comportamento na fusão

Passou ao estado líquido e depois de resfriado voltou ao solido

Passou ao estado líquido e perdeu suas características originais

Passou ao estado líquido e depois atingiu ponto de degradação

Solubilidade em água

solúvel

Parcialmente solúvel

insolúvel

Condutividade elétrica da solução aquosa

Conduz eletricidade

Não conduz eletricidade

Não conduz eletricidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com