TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Geral

Por:   •  5/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 3

  1. Contextualização

Na Física, em todas as outras ciências experimentais e em trabalhos de aplicação técnica, estamos sempre envolvidos com resultados de medições [1]. As medidas se apresentam, em geral, sob a forma de números que expressam os valores das grandezas que estamos medindo. Esperamos que esses números confirmem ou não uma teoria ou que sirvam como parâmetros de comparação entre duas medidas.

Na prática experimental, observa-se que os resultados não são obtidos de forma direta pois a medida, por exemplo, pode estar sujeita a erros que, muitas vezes, são inerentes ao processo de medição. Para o experimentalista, é importante entender quando a grandeza medida representa um valor verdadeiro para uma determinada medida ou quando essa medida deve assumir um caráter estatístico. Ambos os casos ocorrem com frequência em Física Experimental. Quando estamos buscando um valor verdadeiro, por exemplo, procuramos exprimir o resultado da medida de forma a carregar o máximo de informações obtidas durante um experimento.

É comum nos depararmos com duas categorias de erros: erros sistemáticos e erros estatísticos. À primeira categoria associamos a ideia de acurácia, à segunda associamos o conceito de precisão. Com relação aos erros estatísticos, para minimizá-los, efetuamos várias medições para com o objetivo de obter um valor médio. A diferença, em valor absoluto, entre o valor médio das medidas e o valor de cada medida é chamado de desvio. A média aritmética desses desvios é chamada de desvio médio [2]. A grandeza então pode ser representada como sendo o valor médio mais ou menos o desvio médio (x ± y) da grandeza física, de acordo com as equações abaixo:

 (M [pic 1]

édia aritmética)

; (Desvio da i-ésima medida)[pic 2]

(Desvio médio)[pic 3]

. (Representação da medida)[pic 4]

  1. Pré-Laboratório

  1. Consideramos uma série de cinco medidas de temperatura de um determinado local: T1=25,36 °C; T2=25,12 °C; T3=24,85 °C; T4=24,98 °C; T5=25,01 °C. Calcule o valor médio das temperaturas, os desvios de cada medida e o desvio médio e insira em seu relatório da seção de Pré-Laboratório. Expresse o resultado na forma: t=tm ± dm.
  2. Uma folha de papel retangular foi medida e obteve-se os valores de 2,8 cm x 3,5 cm. Faça um desenho e represente as incertezas nas dimensões. Escreva a área total da folha (considere as operações com algarismos significativos. As incertezas nas medidas das dos lados da folha podem ser representadas geometricamente, assim como a incerteza da área total. Faça isso.
  3. Duas pessoas mediram a aceleração da gravidade em um local e obtiveram os seguintes dados em m/s2:

Observador 1

Observador 2

9,75

8,37

9,47

8,61

10,22

8,10

10,05

8,44

9,87

8,68

9,99

8,70

10,08

O que você pode dizer sobre a existência de erros estatísticos ou sistemáticos em ambas as medidas?

  1. Procedimento Experimental

Objetivo: Escrever de forma consistente o resultado de uma série de medidas experimentais.

Materiais:  Cronômetro digital, trilho de ar com móvel e sensores do trilho.

  1. Coloque o trilho de ar inclinado e cronometre manualmente o tempo gasto para que o móvel percorra 1m sobre o trilho de ar, anotando os valores na tabela abaixo;
  2. Repita o procedimento até o preenchimento da tabela;
  3. Determine o valor médio da série e registre na tabela;
  4. Determine o valor de desvio para cada medida e registre na tabela abaixo;
  5. Exprima o valor do tempo gasto no percurso com seu respectivo valor de desvio médio;
  6. Repetir os itens 1-5 agora utilizando os sensores de modo que os tempos sejam medidos automaticamente;
  7. Compare os valores de tempo médio e desvio médio obtidos com o cronômetro manual e com os sensores. Faça essa comparação em termos de percentuais e discuta.

Medidas Manuais

10ª

Médias

Tempo(s)

tm=

Desvios

dm=

t=tm ± dm. 🡪 t=____________

Medidas Automáticas

Médias

Tempo(s)

tm=

Desvios

dm=

t=tm ± dm. 🡪 t=____________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (859.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com