TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Identificação e Caracterização de Carboidratos

Por:   •  28/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.531 Palavras (7 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 7

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO [pic 1]

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA - DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E CIÊNCIA - DALTEC CAMPUS FLORIANÓPOLIS

 Relatório de Identificação e caracterização de Carboidratos

RESULTADOS E DISCUSSÕES:

 

1. CARACTERIZAÇÃO DE CARBOIDRATOS - TESTE DE MOLISCH

O Teste de Molisch é um teste geral para todos os carboidratos. Nesse experimento, os carboidratos quando reagem com ácido sulfúrico concentrado são desidratados para formar furfural (e seus derivados) e após a etapa de desidratação, os furfurais reagem com o Reagente de Molisch para produzir um produto de cor vermelho-violeta.

Procedimento: Preparar a seguinte bateria de tubos, identificando-os: (1) 2 mL de água destilada (2) 2 mL da solução de glicose (3) 2 mL da solução de caseína. Depois, a cada um dos tubos adicionar 6 gotas do reativo de Molisch e agitar. Em seguida, muito lentamente, adicionar 1 mL de H2SO4 concentrado a cada tubo, e agitar levemente, cuidando para que não haja mistura deste com o líquido do interior do tubo. Por fim, observar e descrever o resultado.

Resultados:

É possível analisar a formação de um anel de coração lilás estável no tubo de ensaio com a glicose (tubo 2). Isso indica a formação de furfural, revelando a presença de açúcares na amostra, ou seja, esse monossacarídeo desidratado é uma pentose. No caso da caseína (tubo 1)  não reagiu, houve uma separação de fases, onde ácido sulfúrico ficou em baixo.[pic 2]

[pic 3] 

Antes da adição de H2SO4 (foto 1)

Legenda das fotos: Tubo 1 - Caseína

Tubo 2 - Glicose

Tubo 3 - H2O                                                                      Após adição de H2SO4 (foto 2)

             

2. DIFERENCIAÇÃO DE ALDOSES E CETOSES - TESTE DE SELIWANOFF

O teste de Seliwanoff é um teste químico que permite distinguir aldoses e cetoses, essa prática segue os mesmos princípios teóricos que embasam a reação de Molisch, ocorrendo formação de furfural e HMF (hidroximetilfurfural). Este teste baseia-se no princípio de que, quando aquecidas, as cetoses sofrem desidratação muito mais rapidamente que as aldoses.

Procedimento: Enumere quatro tubos de ensaio, adicionando: (1) 3ml de Seliwanoff + 5 gotas de água destilada (2) 3ml de Seliwanoff + 5 gotas da solução de frutose (3) 3ml de Seliwanoff + 5 gotas da solução de glicose (4) 3ml de Seliwanoff + 5 gotas da solução de sacarose. Depois, aquecer todos os tubos em banho-maria fervente por um minuto e observar a coloração desenvolvida. Em seguida, ferver por mais 5 minutos e anotar a coloração desenvolvida. Por último, compare os resultados.

Resultados:Como resultado obtivemos o tubo com a frutose a reação mais rápida, com a coloração laranja escuro. O tubo de ensaio com a sacarose foi o segundo a reagir, tendo como coloração o laranja médio. No caso da glicose e da água não mudou de cor. Diante disso, pode-se dizer que a frutose e a sacarose reagiram, e de acordo com a velocidade de reação e pela coloração, a frutose é uma cetose e a sacarose é uma aldose.

[pic 4]

Antes do aquecimento das amostras (foto 1)

[pic 5]

Após o aquecimento das amostras (foto 2)

Legenda (foto 1): Tubo 1 - frutose

Tubo 2 - glicose

Tubo 3 - sacarose

Tubo 4 - H2O

Legenda (foto 2): Tubo 1 - sacarose

Tubo 2 - H2O

Tubo 3 - frutose

Tubo 4 - glicose

3. PESQUISA DE POLISSACARÍDEOS - REAÇÃO COM IODO

Os carboidratos na presença de iodo podem sofrer reações de complexação, com a formação de compostos coloridos variando do azul intenso ao vermelho- violácea. Diante disso, a complexação da amilose que resulta num complexo azul e da amilopectina que resulta num complexo vermelho-violáceo, são exemplos essenciais desta reação.

Procedimento: Parte 1 - Prepare a seguinte bateria de tubos, identificando-os: (1) 2 mL de água destilada (2) 2 mL da solução de amido (3) 2 mL da solução de glicose. Em seguida, a cada um dos tubos adicionar 4 gotas de lugol. Depois, observar a coloração desenvolvida e descrever o resultado.

Parte 2 - Ao tubo que contém amido e lugol, adicione 5 gotas de NaOH 1M. Em seguida, observe e anote o resultado. Depois, Adicione, ao mesmo tubo, 5 gotas de HCl 1M. Por fim, observe e anote o resultado.

Resultados:

Parte 1.

O resultado após a adição de lugol foi: coloração laranja nos tubos com H2O e glicose e coloração azul escuro no tubo com amido. Com essas informações, é possível identificar a presença de polissacarídeo apenas no tubo com amido

Parte 2.

Nessa segunda parte, com a adição de NAOH no tubo com amido e lugol, houve uma alteração na cor indo de azul escuro para transparente, já que o NaOH oculta o iodo da solução. Depois foi adicionado o HCL com agitação, sua coloração foi de transparente para azul escuro, voltou a ficar transparente e depois ficou azul escuro de novo, pois o NaOH foi consumido totalmente pelo HCL.[pic 6][pic 7]

[pic 8]

Após adição do Lugol (parte 1)

                                                                    Adição de NaOH (parte 2)               Adição de HCL (parte 2)                                           

Legenda da foto: Tubo 1 - H2O

Tubo 2 - Glicose

Tubo 3 - Amido

4. PESQUISA DE AÇÚCARES REDUTORES - PROVA DE BENEDICT

Os açúcares redutores são açúcares que possuem na sua estrutura grupos de aldeídos e cetonas livres, que são capazes de se oxidar na presença de agentes oxidantes em soluções alcalinas. São exemplos de açúcares redutores os monossacarídeos e alguns dissacarídeos, como a maltose e a lactose, Porém, os dissacarídeos que não possuem essa característica sem sofrer hidrólise são chamados de açúcares não redutores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (2.3 Mb)   docx (2.7 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com