TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Química Geral

Por:   •  10/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Roteiro 1

Recipientes contendo determinadas substâncias, foram submetidos a um teste com indicadores de ácido-base. Foram usados indicadores sintéticos como o papel de tornassol, fenoftaleina e também um exemplo de indicador natural extraído da folha de repolho roxo.

Estes indicadores reagiram, apresentando uma mudança em sua coloração quando em meio a soluções ácidas e outra em meio a soluções base, proporcionando assim, uma fácil diferenciação.

Os indicadores ácido base, são substâncias sintéticas ou naturais, que ao entrar em contato com uma solução ácida apresentam uma cor e ao entrar em contato com uma solução base apresentam outra cor. Assim, para saber se uma substância é ácido ou base, podemos utilizar um indicador para identificar a função química.

Roteiro 2

Apresentação de diversos tipos de vidrarias e ferramentas e suas devidas características, juntamente com ilustrações de suas utilidades e manuseio.

Conhecimento dos principais materiais usados na rotina laboratorial. São em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele.

Roteiro 3

Utilização de alguns utensílios laboratoriais como a pêra e pipeta volumétrica, o preparo de uma solução através de um balão volumétrico, finalizando com a separação de duas substancias com o funil de separação

O uso de alguns exemplos de vidrarias e ferramentas, suas respectivas características e métodos seguros de uso

Roteiro 4

Separação de dois grupos de tubos de ensaio, um contendo água (polar) e outro hexano (apolar), a fim de testar a miscibilidade de determinadas substâncias. Com o auxílio da micropipeta, estas substâncias foram individualmente adicionadas primeiramente nos tubos de ensaio contendo água, e depois nos tubos contendo hexano. Assim, tornou-se possível a averiguação a olho nu, se houve mistura ou separação de fases nas soluções

Miscibilidade é a capacidade de uma mistura formar uma única fase (mistura homogênea). Substâncias polares interagem sempre com outras substâncias polares e substâncias apolares, reagem sempre com outras apolares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com