TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Química Geral

Por:   •  14/5/2018  •  Artigo  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

As substâncias podem ser classificadas em dois importantes grupos de acordo com seu comportamento quando se passa corrente elétrica por uma solução que as conduzem e que não conduzem corrente elétrica. Portanto nesse relatório  teve como base identificar as substâncias eletrólitos que incluem a maior parte das substâncias inorgânicas, como ácidos, bases e sais e a não- eletrólitos como por exemplo a sacarose, o etanol e a glicerina.

No primeiro experimento foi pedido para analisar a medida qualitativa e para isso foi preciso mergulhar dois eletrodos de cobre previamente limpos em um béquer e conectar a fonte de corrente, após isso foi dado para analisar 7 substâncias( Água de torneira, Água destilada, Sacarose, Ácido acético, Hidróxido de amônio, Cloreto de sódio e Ácido acético glacial). Esse experimento tinha como intuito de descobrir se essas substâncias era eletrólitos ou não- eletrólitos e para isso o grupo tinha que observar se a luz no qual estava no circuito acendesse ou não

Se a luz acendesse a substâncias que estava ali sendo analisada era considerada eletrólitos. O requisito para uma substância ser um eletrólito é que haja formação de espécies carregadas , cátions e ânions, quando ela se dissolve. Quando se dissolvem, sólidos iônicos se dissociam.

E então quando a luz não acendesse a substância era considera não-eletrólitos . Se a substância não estiver dissolvida, não haverá solução, e sim mistura heterogênea. Por outro lado, se a substância se dissolver, mas sem gerar íons( sem dissociar-se), haverá uma solução não – eletrolítica.

Observação: Embora a lâmpada não tenha se acendido, o multímetro registrou um valor de condutividade para a água. O não acendimento da lâmpada, nos dois casos, não indica que a água não conduz corrente elétrica. Indica que a quantidade  de corrente transmitida é insuficiente para acender esse tipo de lâmpada.

No segundo experimento teve como objetivo analisar a condutividade em função da concentração de eletrólitos, para isso foi preciso usar um condutivímetro e por ele podemos  medir a condutividade de certas substância. Nesse experimento foi pedido para medir a condutividade do ácido acético contendo 1mol/L a 40mL de água destilada  a um béquer de 100mL ( para poder medir a condutividade antes tinha que agitar com bastão de vidro a substância). Após encontrar o valor da condutividade foi solicitado para colocar 3mL de Hidróxido de amônio no mesmo béquer para ver se havia uma diferença nos valores da condutividade, esse processo foi repetido 4 vezes e por tanto gerou valores diferentes porém o resultado não foi como o esperado

INTRODUÇÃO

  1. Objetivos
  • Verificar a condutividade elétrica das substâncias.
  • Observar os resultados no condutivímetro.
  1. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
  1. Medidas qualitativas da condutividade de soluções.

O experimento consiste em mergulhar dois eletrodos de cobre previamente limpos em um béquer com diversas soluções (água de torneira, água destilada, sacarose, ácido acético, hidróxido de amônio, sal de cozinha e ácido acético glacial), conectando a fonte de corrente e verificando se a lâmpada acende e a intensidade luminosa observada.

  1. Água de torneira.

Ao mergulhar os eletrodos na água de torneira, a lâmpada acendeu a uma intensidade baixa. Isso ocorreu, pois esta não é pura, visto que há sais iônicos dissolvidos nela.

  1. Água destilada.

Colocando os eletrodos no béquer com água destilada, foi possível observar a     lâmpada acender com uma baixíssima intensidade, tendo em vista que nela há alguns sais dissolvidos.

  1. Solução de sacarose.

A solução formada pela sacarose e a água destilada conduziu a eletricidade devido aos íons dissolvidos na água, visto que a sacarose é um composto molecular e neutro e esta em si não libera íons. Portanto, a lâmpada acendeu em uma baixíssima intensidade.

  1. Ácido acético.

O vinagre (ácido acético CH3COOH) é obtido na mistura homogênea entre o ácido acético e a água. Por ser um ácido fraco, o seu grau de ionização baixo. Ou seja, quando em solução, a produção de íons hidroxônio (H3O+) e acetato (CH3COO-) é baixa, embora a condução de corrente elétrica aconteça. Assim, a lâmpada acendeu em uma intensidade média.

  1.  Hidróxido de amônio.

O NH4OH é uma base fraca que em solução receberá o hidróxido da água e formará NH4+ e OH-, porém acontece em uma extensão pequena, acendendo a lâmpada com uma intensidade razoável.

  1. Cloreto de sódio.

Testando-se a condutividade elétrica do sal de cozinha, verificou-se que a lâmpada acendeu com alta intensidade, tendo em vista que o NaCl é muito solúvel em água e dissocia-se formando íons Na + e Cl -,liberando eletrólitos.

  1.  Ácido acético glacial.

Mergulhando os eletrodos no ácido acético glacial a lâmpada não acendeu, visto que este sem a água não realiza dissociação, não formando íons.

  1.  Ácido acético glacial + água destilada.

Em 35 ml de ácido acético glacial foram adicionadas 15 mL de água destilada, colocadas de 5 em 5 mL. Assim, o ácido acético glacial sofreu dissociação e formou íons que permitiram a passagem de corrente elétrica, acendendo a lâmpada com alta intensidade.

  1. Ácido acético + Hidróxido de amônio.

A reação ácido-base forma um sal forte (acetato de amônia) que dissocia-se formando íons que conduzem satisfatoriamente a corrente elétrica, acendendo a lâmpada a uma altíssima intensidade luminosa.

CH3COOH+NH4OHCH3-C=O + H2O

                               |

                                           O- NH4+

  1. Medidas quantitativas da condutividade de soluções.

O experimento consiste em colocar, com uma proveta, 12 mL de ácido acético     (1 mol/L) em um béquer de 100 mL preenchido com 40 mL de água. Após esse procedimento, a solução foi agitada com um bastão de vidro e mediu-se com um condutivímetro a condutividade inicial. Posteriormente, fez-se a medição da condutividade a cada 3 mL de hidróxido de amônio adicionadas, como se mostra na tabela abaixo:

Volume de NH4OH adicionados

Condutividade em mS/cm

Temperatura °C

0mL

0,605

29,1

3mL

3,35

28,9

6mL

6,09

29,2

9mL

8,45

29,4

12mL

10,76

29,6

15mL

12,53

29,8

18mL

12,05

29,7

             2.2.1. Gráfico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (201 Kb)   docx (51.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com