TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Química Geral

Por:   •  26/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Federal do Paraná

Curso Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia- T.PEB1

Setor Palotina







RELATÓRIO

PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL

Unidade 10 e 11: Destilação Simples e Fracionada

Prof.°: André Luis Rüdiger





Alvaro Koene Henning GRR20186532

Daniela Pereira dos Santos Groeller GRR20183342

Denise Micheli Festner GRR20183326

Elias Rodrigues de Almeida Junior GRR20183153







Palotina – PR

2018

Destilação Simples e Fracionada

1 Introdução

Tanto a destilação simples quanto a fracionada são métodos físicos de separação de misturas homogêneas (aquelas que apresentam apenas uma única fase). Esses procedimentos utilizam como princípio fundamental o ponto de ebulição das substâncias presentes na mistura. (Dias, 2018)

Geralmente quando temos soluções simples e de pontos de ebulição estáveis e distintos como sal e água usamos a destilação simples (Método de separação utilizado para separar o componente sólido que está dissolvido em um líquido). Vale lembram das substancias puras (azeotrópicas), são substancias que quando colocadas no processo de destilação simples se destilam juntas pois possuem o mesmo ponto de ebulição, sendo então considerada pura. (Dias, 2018)

Já o método de destilação fracionada é utilizado para separar um componente líquido dissolvido em outro líquido. Durante o processo, ambos os materiais líquidos passam para o estado gasoso. A separação é possível porque um gás sempre apresenta densidade diferente em relação ao outro. Ou seja, é uma destilação mais demora porem mais precisa e que te permite destilar substancias com pontos de ebulição próximos. (Dias, 2018)

1.2 Objetivos

Separar solução, um sólido dissolvido em água e testar sua eficiência, e separar uma misturar de dois solventes com ponto de ebulição diferentes.

1.3 Revisões Bibliográfica

Podemos separar misturas homogêneas em seus componentes de maneira análoga. Por exemplo, a água tem um ponto de ebulição maior do que o do sal de cozinha; ela é mais volátil. Se fervermos uma solução de sal em água, a água que é mais volátil, evapora, e o do sal é ignorado. E o vapor de água é convertido de volta à forma líquida nas paredes do condensador. (Brown, 2005, p.10)

O princípio da destilação é bem simples, mas realizar o processo em grande escala apresenta muitos problemas. À medida que a água é destilada de um recipiente contendo água do mar, por exemplo, os sais tomam-se mais e mais concentrados e eventualmente precipitam. A água do mar pode também ser dessalinização por meio de osmose inversa. Recorde-se de que a osmose é o movimento líquido de moléculas de solvente, porém não de moléculas de soluto, por uma membrana semipermeável. (Brown, 2005, p.10)

Já o autor Atkins e seus demais colaboradores tratam a destilação de uma forma geral usando exemplos como: O ponto de ebulição normal de uma mistura binária líquida é a temperatura na qual a pressão de vapor total é igual a um atm. Se fossemos aquecer uma amostra de benzeno puro, sob pressão de 1 atm. Ele começaria a ferver a 80,1°C, da mesma forma o tolueno puro ferveria em 110,6°C, e por essa fato podemos afirmar que as duas substancias iram se destilar, ou seja, iram se separar, já se tratando da destilação fracionada ele afirma que o seu uso é adequado para separar misturas líquidas que têm pontos de ebulição próximos. (Atkins, 2012, p.367)

2 Desenvolvimento

2.1 Materiais

  • Dois suportes Universal;
  • Garras;
  • Dois condensadores;
  • Dois balões volumétricos de 250mL;
  • Duas mantas de aquecimento;
  • Pérolas de Vidro;
  • Quatro pipetas de 5 mL;
  • Quatro tubos de ensaio pequeno;
  • Estante para tubos de ensaio;
  • Juntas de Acoplamento;
  • Mangueira para passar água;
  • Coluna de Vigreux;
  • Proveta de 50mL;
  • Erlenmeyer de 100mL
  • Papel Alumínio.

2.1.1 Reagentes e Solventes

  • NaCl
  • Água destilada
  • Solução de 0,5 mol/L de AgNO[pic 1]
  • Acetona orgânica ([pic 2]

2.1.2 Metodologias/Desenvolvimento

Ao iniciar-se o experimento da destilação simples, primeiramente separamos 50mL de NaCl, após a separação colocamos dentro do balão volumétrico que já estava presente dentro da manta aquecedora, que também já apresentava as pérolas de vidros, para que não ocorresse aborbulhamento em muitos lugares e sim em um lugar especifico, após isso foi feito o isolamento térmico com papel alumínio, foi isolado o balão volumétrico até um pouco antes da cabeça de destilação, e se isolou-se também o condensador, após a isolação foi ligada a manta de aquecimento, na destilação simples é separada em três etapas, a cabeça que comporta ¼ da água, o corpo que comporta  da água e a cauda que comporta o restante ¼ , ao terminar de separar as 3 etapas durando em torno de 30 minutos, utilizando uma pipeta foi separado 2 mL de cada, sendo elas a cabeça e o corpo, não foi utilizado a cauda devido que apresenta muito sobra de material, e também 2 mL de NaCl, onde tudo foi colocado em tubos de ensaio, todos os tubos identificados foi adicionada 2 mL de Nitrato de Prata (AgNO), para que ocorresse a verificação da eficiência da destilação simples.[pic 3][pic 4]

Na destilação fracionada, foi preparada uma solução de 25mL de água destilada (H2O) com 25mL de Acetona (), essa mistura foi adicionada ao balão volumétrico que já se encontrava na manta aquecedora, foi então adicionada pela coluna Vigreux, que já apresentava as pérolas de vidro, e então foi feito o isolamento da coluna Vigreux, e do condensador, e após o isolamento foi ligado a manta de aquecimento, e ao chegar próximo do ponto de ebulição da cetona (56º), começou a destilar onde durou em torno de 15 min, não foi recuperado totalmente a acetona, ao recuperar a acetona foi trocado a proveta por um Erlenmeyer para que ocorre a destilação da água, ondo durou em torno de 15 min. [pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (173.8 Kb)   docx (303.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com