TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de química ambiental

Por:   •  23/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

Cloreto

   O íon cloreto está presente na maioria dos corpos d’água salgadas ou doces, sendo resultando da dissociação dos sais minerais presentes nos corpos hídricos. A importância ambiental do parâmetro está na alteração da pressão osmótica que pode variar de acordo com a concentração desse ânion, além da interferência nas análises de DQO, nitrato e tratamento anaeróbio de efluentes industriais.  

   A existência de efluentes industriais localizados nos corpos hídricos ou próximos deles gera problemas relacionados à concentração de cloreto, pois nestes locais a concentração deste ânion é maior do que a estabelecida pela CONAMA 357/2005, que estabelece uma quantidade máxima de cloreto em efluente aquático de 250mg/L. Os efluentes domésticos não causam graves alterações na concentração de cloreto, não sendo um grande problema ambiental quando é o parâmetro analisado. O método de Mohr foi o adotado para análise de cloreto, utilizando-se o mesmo efluente do ensaio de O.D., que foi da Quinta da Boa Vista, ainda houve a utilização de amostras sintéticas, com aspectos e condições iguais para se obter o resultado real e parcial. Esse método apresenta um déficit de desvantagem, porque só pode ser realizado na faixa de pH (entre 7 e 10), não indicando resultados tão precisos, pois detecta iodeto, cianeto e brometo além do cloreto, podendo provocar uma leitura destes ânions como cloreto. Entretanto, a metodologia de Mohr promove uma visão mais abrangente em relação a aplicação, uma vez que a titulação ocorre em meio ácido.

Metodologia:

Na prática com amostras de água da Quinta da Boa Vista:

   O processo foi quase idêntico ao realizado com as amostras sintéticas. A amostragem foi diferente, devido sua realização ter sido na Quinta da Boa Vista.

   Primeiramente mediu-se a temperatura do local e a temperatura da água a ser coletada. Em seguida realizou-se respectivamente a rinçagem e coleta nas garrafas plásticas e nos frascos de DBO de 300 mL . Por conseguinte, adicionou-se 2,0 mL de sulfato manganoso e 2,0 mL de iodeto alcalino de azida no fundo do frasco. Após a precipitação, adicionou-se 2,0mL de ácido sulfúrico nos frascos de DBO, fechamos e os agitamos, para só então retornar ao laboratório com as amostras a fim de realizar a análise. A partir daí todos os procedimentos foram idênticos aos realizados com as amostras sintéticas.

Obs: Não foi necessário diluir as amostras para determinação de cloreto na amostra.

Resultados e discussões

Cloreto:

      Amostra sintética:                                                    

Volume de AgNO3

Titulação 1

27,10 mL

Titulação 2

26,00 mL

Titulação 3

26,00 mL

Branco

1,00 mL

Desvio padrão do volume de AgNO3

O,6351 mL

Média do volume de AgNO3

26,36 mL

Concentração de AgNO3

0,0141M

Volume da amostra

100 mL

Cálculos:

[pic 1]

[pic 2]

Amostra da quinta da Boa Vista:

Volume de AgNO3

Titulação 1

14,30 mL

Titulação 2

14,20 mL

Titulação 3

14,20 mL

Branco

0,40 mL

Desvio padrão do volume de AgNO3

0,0577 mL

Média do volume de AgNO3

14,23 mL

Concentração de AgNO3

0,0141M

Volume da amostra

100 mL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (146.3 Kb)   docx (572.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com