TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório medidas volumétricas

Por:   •  13/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 7

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MONTEIRO LOBATO

CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA

MEDIDAS DE VOLUMES-LÍQUIDOS

LEONARDO NASCIMENTO

Taquara, 08 de junho de 2017

1 OBJETIVOS DA PRÁTICA

  • Executar os procedimentos de limpeza de vidrarias.
  • Realizar medidas de volumes em diferentes vidrarias.
  • Proporcionar reflexões dos diferentes usos das vidrarias para medidas de volumes.

2 CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS

É de extrema importância o uso da medida de volume no laboratório. É necessário que se conheça esses tipos de volume e a correspondência de suas unidades. O profissional do laboratório deve saber apontar as vidrarias de medição de volume. É necessário estar ciente de erros que possam ocorrer e tentar evitá-los.

Existem basicamente dois tipos de frascos para a medição de volume no laboratório: os calibrados para conter certo volume, e em que se for transferido não o será totalmente, são caracterizados pela sigla TC (to contain). Os aparelhos calibrados para transferir determinado volume são caracterizados pela sigla TD (to deliver).

Todos os frascos volumétricos possuem problema de aderência de fluído nas paredes internas, mesmo que o frasco esteja limpo e seco, ele ainda apresentará tais problemas de aderência. Por este motivo, os frascos construídos para manter certo volume (TC), se for usado em uma transferência, irá escorrer um volume menor.

Os equipamentos volumétricos de transferência (TD), têm seus volumes corrigidos com a aderência do fluído e escoarão o volume indicado. Porém, ainda é preciso saber que a quantidade do líquido escoado pelos instrumentos vai depender principalmente da sua forma, da limpeza da sua superfície interna, do tempo de drenagem, da viscosidade e da tensão superficial do líquido e do ângulo do aparelho em relação ao solo do laboratório. Além disso, é necessário saber a exatidão de volume retido em um frasco TC e a precisão do volume escoado de um frasco TD.

  • A precisão refere-se o quão próximo estão os resultados uns dos outros.
  • A exatidão refere-se a quão próximo do valor real estão as medidas realizadas

No laboratório, qualquer erro de medição pode arruinar todo o trabalho feito, sendo extremamente importante que as medições sejam precisas e exatas.

RECIPIENTES DE MEDIÇÃO DE VOLUME EM ORDEM DE PRECISÃO (MAIOR PARA O MENOR)

  • Balão volumétrico: utilizado em laboratórios científicos para preparação de líquidos muito precisos e exatos, geralmente é usado quando o volume é grande demais para medir com uma pipeta ou bureta. São produzidos em vidro borossilicato e em polipropileno, sendo estes os mais utilizados em laboratórios.
  • Pipeta volumétrica: instrumento em vidro que permite a medição e transferência rigorosa de volumes de líquidos. É um tubo longo e estreito, com uma zona central mais larga, aberto nas duas extremidades, marcado com uma linha horizontal que indica o volume exato de líquido que pode transferir. Também há pipetas volumétricas com um segundo traço próximo da ponta inferior e com um bolbo de segurança.
  • Bureta: é um instrumento de laboratório de formato cilíndrico e estreito e com uma torneira na extremidade inferior. Confeccionado em vidro temperado, a bureta serve para controlar com bastante exatidão a quantidade de substância líquida medida. A bureta contém uma escala graduada na extensão do seu corpo, indicando a dosagem exata de certo elemento químico ou solução.
  • Pipeta graduada: instrumento em vidro usado para medir e escoar líquidos. Seu formato é de um tubo estreito e comprido, aberto nas duas extremidades, marcado com linhas horizontais que constituem uma escala graduada. Na utilização da pipeta graduada o líquido é aspirado para o interior da ferramenta por meio de sucção, com a ajuda de uma pera de pipetagem
  • Proveta: é um tubo cilíndrico com a parte superior aberta, podendo ser fabricado em plástico ou vidro. Possui medidas por toda sua extensão. É utilizada para medição de volumes com baixa precisão. Sua graduação pode ser variada assim como sua altura.
  • Erlenmeyer: utilizado em laboratórios para medições de substâncias com baixa precisão. Também é utilizado para mistura de substâncias.
  • Becker: muito utilizado em laboratórios, principalmente para fazer reações entre soluções dissolver substâncias, efetuar reações de precipitação e preparar soluções simples.

Há possíveis três causas de erros em laboratórios quando trabalhamos com medidas: o instrumento, o observador e o método.

Alguns métodos utilizados são mais precisos que outros, porém, mesmo os mais precisos, ainda apresentarão algum tipo de erro.

Para evitar erros de medição, é necessário que o observador faça a leitura corretamente das vidrarias, deixando o menisco sempre na altura dos olhos para que não haja erros.

A FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos), é um documento normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. A FISPQ contém informações sobre vários aspectos dos produtos químicos

.

  • Ponto de fulgor: é a menor temperatura na qual um combustível liberta vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável por uma fonte externa de calor.
  • Temperatura de ignição: é a temperatura mínima em que ocorre uma combustão independente de uma fonte de ignição.

3 MATERIAIS

Bureta de 25 ml

Proveta de 50 ml

Pipeta graduada de 10 ml

Pipeta volumétrica de 10 ml

Copo de Becker de 150 ml

Erlenmeyer de 250 ml

Tubo de ensaio

Pêra de pipetagem

Pisseta

4 REAGENTES

Água destilada

Permanganato de potássio (KMnO4)

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

5 PROCEDIMENTOS

        Limpamos as vidrarias 6 vezes com água normal e detergente e logo após limpamos as vidrarias novamente 6 vezes, porém com água destilada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (623.1 Kb)   docx (363.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com