TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relevância do Ensino das Ciências Naturais

Por:   •  13/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

• Relevância do ensino de Ciências da Natureza/Química para a formação dos alunos da educação básica;

• Maneira na qual o programa PIBID contribuirá para a sua formação como docente;

• Formas em que sua atuação como bolsista PIBID contribuirá para a formação dos alunos da educação básica;

• Apresentação de uma sugestão de atividade interdisciplinar envolvendo os alunos atendidos pelo PIBID;

O ensino de ciências nas series iniciais tem como objetivo a formação integral do cidadão, como um ser pensante e atuante, e faz com que esse cidadão seja corresponsável pelo destino a sociedade.

A ciência é transformadora e com isso ela pode ajudar as crianças a pensar de maneira lógica sobre tudo que acontece ao seu redor resolvendo assim problemas práticos e simples, com isso o conhecimento que a ciência traz as crianças, elas podem ajudar na aplicação do conhecimento trazendo assim qualidade de vida as pessoas que estão no seu convívio. As crianças que tem a ciência em seu ambiente educacional ela é mais motivada a se desenvolver, a conhecer mais do assunto principalmente quando o professor leva para dentro de sala de aula experimentos, as ciências naturais contribuem para o desenvolvimento da escrita e da leitura, com isso o aprendizado e mais assertivo pois não se trata apenas de decorar e sim aprender o que realmente é a ciência.

O programa PIBID a meu ver é um grande aliado na minha formação pois através dele vou poder aprender a dar aulas, a fazer um planejamento de aula, vou aprender a lidar com os alunos, vai me desenvolver como pessoa em relação ao falar em publico.  A pratica leva a competência do saber ensinar e fazer aprender. A competência e formada pela experiência, portanto o programa me ajudara a ter experiência e ser competente assim que me formar.

A minha atuação como bolsista contribuirá da seguinte forma, formar alunos que saibam criar, inovar, e que tenham flexibilidade e iniciativa, garantir que esses alunos se apropriem do conhecimento expressado, estimular a agilidade do raciocínio e a capacidade de aprendizagem, formar cidadãos competentes, éticos, solidários que acolham a diversidade e diferença social e cultural.

Um projeto de feira de ciências é o que mais motiva os alunos a participar, pois faz com que os alunos coloquem a “mão na massa” vivenciando as atividades propostas em sala de aula, lidando com grandes conceitos e valores científicos em suas próprias observações. Nesse projeto podemos envolver todas as matérias lidando com a ciência, literatura, matemática.

 O conhecimento das crianças se constroem através dos atos e do meio em que vivem, pois quanto mais próxima as crianças estiverem desse ensinamento mais aprenderam e mais ensinaram tanto para o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (21.6 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com