TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões e Compreensões para o Ensino de Ciências Naturais

Por:   •  1/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

Reflexões e Compreensões para o ensino de Ciências Naturais

O impacto das evoluções tecnológicas influência no ensino de Ciências Naturais na escola, pois através desta disciplina, a alfabetização científica poderá contribuir para que o aluno realize uma leitura inicial de mundo, compreendendo o significado dos conteúdos da ciência e seus processos de produção. Na escola o aluno só se tornará crítico e ativo se democratizarmos o acesso ao conhecimento científico e tecnológico incentivando entre os conceitos científicos.

Sim, é importante ensinar Ciências Naturais apresentando e discutindo os avanços da tecnologia na vida em sociedade, pois na sociedade atual estamos dominados pelos conhecimentos científicos e pelos produtos tecnológicos. A constante evolução e utilização de novas tecnologias vêm causando profundas mudanças no meio ambiente e nas relações e nos modos de vida da população, colocando os indivíduos diante de novos desafios, cuja maioria da população não está preparada para enfrentar, por isso, que é importante a população ter melhores informações a respeito da Ciência e da Tecnologia.

Os alunos demonstram curiosidades sobre os conteúdos desenvolvidos nas aulas de Ciências Naturais, como professores temos que usar dessa curiosidade para que a criança seja valorizada como sujeito social, contribuindo para a sua formação.

Desde a primeira etapa da educação básica é preciso ser desenvolvido o Conteúdo de Ciências Naturais e meio ambiente, pois desde cedo temos que fazer com que as crianças compreendam a importância do meio ambiente, o meio onde elas vivem.

È possível ensinar meio ambiente as crianças através de atividades que propõe , o uso da prática.Repensando a posição do homem frente ás mudanças de ordem social, ecológica e psicológica a que estamos sujeitos.È preciso olhar a natureza como parte de ser humano e não olhar a natureza como domínio do ser humano.

Os conteúdos desenvolvidos com os alunos deverão partir do eixo temático: ambiente, desenvolver conteúdos relativos ás problemáticas ambientais. Deverá utilizar-se de outros conteúdos, desenvolvendo o tema transversal Meio Ambiente.

O papel da escola diante das problemáticas ambientais é atender a sociedade desde o mais pequeno, formar cidadãos respeitando, cuidando e preservando o meio ambiente.O papel do professor é apresentar ás crianças já na Educação Infantil, direitos e deveres em relação ao Meio Ambiente.

As aulas de Ciências Naturais podem auxiliar na formação de cidadãos críticos, participativos e conscientes, pois, eles podem contribuir para minimizar os problemas do meio em que inserem através de conhecimentos em relação á Educação Ambiental, constituídos por informações, valores e procedimentos transmitidos às crianças. Na família, é preciso mostrar a esses alunos a importância de conhecer os problemas ambientais e ensiná-los a ajudar a resolvê-los, através de informações que possam ser passadas uns para os outros, tendo consciência do que pode causar todo esse estrago no meio ambiente.

È importante apresentar aos alunos as legislações que amparam o Meio Ambiente, pois é através das leis e dos direitos e deveres do Meio Ambiente, com registros de uma regulamentação, a natureza de ações consideravam importantes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com