TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS

Por:   •  22/9/2015  •  Resenha  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 4

ISEF-INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE FLORESTA

CURS: PEDAGOGIA

DISCIPLINA: ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS

ALUNAS: MARCELA MÁRCIA DA SILVA

               DÉBORA DJANE DA SILVA

PROFESSORA: KAREN CHRISTINE

Livro de Ciências, A escola é nossa com autoria de Karina pessoa e Leonel Favalli, 231 páginas, editora Scipione, 4º Ano, 2ª edição, São Paulo, 2012.

Livro de Ciências, Aprendendo Sempre com autoria de Rogério G. Nigro e Maria Cristina da C. Campos, 224 páginas, editora ática, 4º ano, 1ª edição, São Paulo, 2010.

Características Gerais do Livro

Estes livros são únicos para vários conteúdos diferentes, contribui para a reflexão  de diversos aspectos do Ensino de Ciências, mostrando correspondência com o programa previsto pelo professor e pela escola, tem boa qualidade, é durável, impressão legível, capa e folhas de qualidade, bem ilustrado, tem formato adequado ao uso é fácil para o aluno manuseá-lo. Devido ser de escola pública as obras referentes ao PNLD, são distribuídas gratuitamente aos educandos, devendo ser devolvida ao final do ano letivo.

Texto e ilustrações

Embora ele traga tudo resumido as informações são atualizadas e corretas, sendo o texto fácil de ser lido e com a linguagem adequada ao aluno, principalmente para aqueles que se interessam pelo ensino de Ciências. A sequência do conteúdo é apropriada, com argumentação e raciocínio bem explorados porque é de fácil  compreensão dentro do nível de aprendizagem adequado a idade do educando. O conteúdo é adequado à realidade dos alunos e apresenta exemplos e aplicações práticas relevantes e da vivência dos alunos de acordo com as suas necessidades. As ilustrações são apropriadas e importantes para a compreensão do texto, adequando-se ao conteúdo apresentado.

Atividades e Exercícios

Os conteúdos são claros e adequados a metodologia ajudando o professor no preparo ou no desenvolvimento de suas aulas, Orienta o aluno em como estudar e trás observações de cada conteúdo facilitando a compreensão. Proporciona variedade de sugestões de atividades para serem feitas pelos alunos em sala de aula ou em casa,  facilitando a integração dos alunos. As atividades podem ser realizadas com material simples e de fácil acesso à escola e aos alunos estando dentro da realidade da escola com atividades de fácil acesso. As atividades exploram diversos aspectos do conteúdo com elas o professor pode aprofundar os conhecimentos e explorar outras atividades dentro do grau de compreensão da turma assim preparando os alunos para uma viagem ao conhecimento da disciplina de ciências e sua importância para a vida.

No livro de Ciências Aprendendo Sempre temos os seguintes conteúdos : Ambiente e Seres Vivos, Água, Solo e Ser Humano, Da Natureza para o Lixo, Invenções, Eletricidade e Consumo.

No livro de Ciências A Escola é Nossa os conteúdos são: Universo, Planeta Terra, Ar, Água, A Água e as Atividades Humanas, solo, O Solo e as Atividades Humanas, Vegetais, Animais, Animais Vertebrados e Animais Invertebrados, ser Humano: Movimentos do Corpo Humano, Ser Humano e Saúde: Alimentação.

A seleção dos livros didáticos a serem utilizados constitui uma tarefa de importância vital para uma boa aprendizagem dos alunos. Por isso, a importância de procurar critérios específicos para os contextos dados, analisando o conteúdo teórico, recursos visuais, atividades práticas e informações complementares, que possibilitem ao professor participar na avaliação dos livros didáticos. Estes são escolhidos diante da proposta apresentada pelo representante de cada editora. Os professores devem ter um domínio de saberes diversos a serem mobilizados para assumir a responsabilidade ética de saber selecionar os livros didáticos, e não só isso, como também, estar capacitados para avaliar as possibilidades e limitações dos livros recomendados pelo MEC, pois o livro deve ser um, dentre outras ferramentas, para o ensino de Ciências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com