TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto: Contribuições Pedagógicas e Epistemológicas em Textos de Experimentação no Ensino de Química

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Lethycia Lopes Pereira                                          28/03/2017

Disciplina: Experimentação no Ensino de Química

Resenha do texto: Contribuições Pedagógicas e Epistemológicas em Textos de Experimentação no Ensino de Química

        O texto em questão investigou as características dos discursos sobre propostas de experimentos divulgados na seção “Experimentação no Ensino de Química”, da revista Química Nova na Escola. Com uma abordagem pedagógica e epistemológica, a análise dos dados teve como meta problematizar a experimentação na formação docente e repensar as características metodológicas das atividades experimentais no ensino de Química.

        A grande maioria dos professores de Química mostram-se pouco satisfeitos com as condições infra-estruturais de suas escolas, principalmente aqueles das redes públicas. Esses docentes justificam o não desenvolvimento das atividades experimentais devido à falta destas condições infra-estruturais.

        As perspectivas teóricas que orientaram o trabalho desse texto foram o educar pela pesquisa (DEMO, 1996), a abordagem sociocultural (WERTSCH, DEL RIO, ALVAREZ, 1998) e a epistemologia da ciência contemporânea (BACHELARD, 1996; KUHN, 1975). Foram discutidos diferentes categorias: a crença na motivação; a dimensão epistemológica da experimentação no ensino; contexto dialógico; condições materiais: o alicerce no alternativo; conteúdos: para além do conceitual; conteúdos: mostrar a relevância do que se aprende.

        Apesar da maioria dos professores acreditar que atividades experimentais podem ser algo motivador dos alunos, as pesquisas destacam que a experimentação não necessariamente desempenha esta função (HODSON, 1994). Parece que existe uma crença no potencial motivador das atividades experimentais, valorizando aspectos estéticos, como por exemplo, as cores e também a necessidade de rapidez no experimento. Acredito que é necessário compreender a relação entre motivação e aprendizagem como constituinte de um contexto mais amplo que o das atividades experimentais. As atividades experimentais precisam contribuir para problematizar entendimentos sobre a natureza da ciência, tais como a experimentação com a finalidade de mostrar uma teoria verdadeira e o modo de trabalhar em Ciências, reduzido à experimentação.

        É  importante inserir as atividades experimentais em um movimento caracterizado pelo questionamento reconstrutivo, construção de argumentos e comunicação destes argumentos. Para isso, o questionamento pode ser apresentado como um problema, ou ainda como modo de favorecer uma previsão, explicação, justificativa e perceber a aprendizagem dos alunos. Entendemos que ao investir nessas diferentes dimensões do questionamento se está propiciando a explicitação do conhecimento dos alunos e o diálogo com a possibilidade de interação desses alunos. Nessa mesma perspectiva torna-se ainda mais relevante a comunicação dos resultados experimentais e dos argumentos construídos na atividade.

        Uma das características das sugestões de experimentos analisados, devido aos objetivos da seção “Experimentação no Ensino de Química”, é a utilização de materiais e reagentes de baixo custo e facilmente encontráveis. Assim, as atividades com materiais alternativos são apontadas como possibilidade de superar as dificuldades infra-estruturais presentes na maioria das escolas.

        Em síntese, é necessário problematizar os discursos que reduzem a presença da motivação em sala de aula ao desenvolvimento de atividades experimentais. Ao prezar pela motivação dos alunos, o professor tem que compreendê-la como parte de um contexto mais amplo, ainda que a experimentação possa estar a ela relacionada. Analogamente é preciso refletir acerca dos entendimentos sobre a natureza epistemológica da experimentação de tal modo que a realização de atividades experimentais contribua para enriquecer o conhecimento discente a respeito do papel da experimentação na produção do conhecimento científico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com