TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: Análise físico-química e microbiológica das águas residuais

Por:   •  26/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

Diagnóstico físico-químico e microbiológico das águas residuárias de um curtume localizado da cidade de Marabá, Sudeste do Pará

Silvana C. Silva (IC), Gilson P. S. Viana (TM), Eduarda N. O. Lima (TM), André S. Araújo (TM), José A. R. Lima (TM), Cleidiane T. dos Santos (TM), Wallinson P. da Cruz (PQ), Thiago de A. Martins (PQ), *Rosemary M. P. Coutinho (PQ). 1Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará – Marabá Industrial.

*rosemary.coutinho@ifpa.edu.br.

stilasil@gmail.com

Palavras Chave: Qualidade, Rejeitos, Rio; Coliformes, Turbidez e Água residuária.

Introdução

A indústria voltada para a curtição do couro tem participação relevante na economia de diversos países, processando anualmente aproximadamente 5,5 bilhões de metros quadrados de couro. No entanto, não se pode desperceber os males causados por tal desenvolvimento quando este é realizado sem levar em conta a preservação do meio ambiente. Os processos   de   curtimento   do   couro são um dos principais responsáveis pela contaminação de nossas águas, seja pela falta de tratamento adequado de seus rejeitos antes de despejá-los nos rios, ou até mesmo pelos acidentes e descuidos cada vez mais frequentes.

Metodologia

O estudo objetivou a verificação da qualidade físico-química e microbiológica da água residuária do curtume de Marabá. Esta investigação foi realizada a partir de coletas de 5 amostras, em pontos distintos, a partir da boca da tubulação dos rejeitos até determinados pontos. A partir dessas amostras, foram realizadas as seguintes análises físico-químicas: pH, turbidez, ortofosfato, nitrito, nitrato, amônia e oxigênio dissolvido, e dos parâmetros microbiológicos tais como, coliformes totais e fecais.

Resultados e Discussão

O resultado de cada parâmetro analisado foi comparado ao valor máximo permitido estabelecido (VMP) pelas legislações: Resolução do CONAMA n° 357 de 2005; Resolução do CONAMA n° 396 de 2008 e a Portaria do Ministério da Saúde n°   2914 de 2011. Os valores de nitrato, nitrito e amônia estavam de acordo com a legislação, em todas as amostras de água analisadas, destinadas ao abastecimento humano, exceto para os resultados encontrados para ortofosfato, que se apresentou 600 vezes acima da VMP estabelecida pela legislação, de acordo com a fig. 1.

Figura 1.: Comparativo dos resultados das análises de ortofosfato presente nas amostras coletadas a partir dos dejeitos oriundos do curtume de Marabá – PA.

[pic 1]

Quanto aos padrões microbiológicos, os resultados encontravam-se acima do VMP, em 100% das amostras. Constatou-se ainda que o índice de turbidez apresentou valores de 200 N.T.U, portanto, em desacordo com a legislação, o que evidenciou suas origens provenientes de águas residuais.

Conclusões

Essas fontes de águas avaliadas, bastante utilizadas pela população local, devem passar por tratamentos, conforme previsto em leis, com monitoramentos periódicos, visando diminuir o número de coliformes e consequentemente atendendo os parâmetros que ainda necessitam ser enquadrados de acordo com a legislação e principalmente diminuindo o impacto da presença de ortofosfato, que em excesso, causa sérios prejuízos ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (187.4 Kb)   docx (300.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com