TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo E Introdução De Titulação

Por:   •  15/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

O experimento de padronização foi realizado para determinar a concentração exata de uma solução 0,1 mol/L de NaOH. O hidrogenoftalato de potássio foi usado como padrão primário e a fenolftaleína foi usada como indicador da reação. Os resultados obtidos revelaram que a concentração real foi de 0,0859 mol/L, indicando que erros sistemáticos foram cometidos durante o processo de padronização.

Palavras – chave: Padronização; Concentração; NaOH.

INTRODUÇÃO

A padronização de uma solução ácido-base é um procedimento crucial da análise volumétrica, pois ela consiste em determinar com precisão a concentração real da solução, a partir de uma solução padrão primário no qual sua concentração já é conhecida (LOPES, 2022).

Para a padronização de uma solução de NaOH pode ser usado o hidrogenoftalato de potássio/biftalato de potássio (C8H5KO4) como padrão primário (LOPES, 2022). O biftalato de potássio é um composto químico que reage com NaOH em uma solução aquosa tornando-o um padrão secundário confiável, conforme a seguinte reação.

[pic 1] 

Para indicar o ponto final da reação, que é o momento em que as concentrações de suas formas ácida e básica são iguais, um indicador deve ser adicionado à solução de interesse. Um dos mais usados é a fenolftaleína que muda do incolor, em meio ácido, para cor de rosa em meio básico (ATKINS, 2018).

Portanto, o objetivo desse experimento consiste em padronizar uma solução de NaOH a 0,1 mol/L utilizando o hidrogenoftalato de potássio/biftalato de potássio como padrão primário para determinar a real concentração da solução de hidróxido de sódio, empregando a fenolftaleina como indicador da reação.

REFERÊNCIAS

ATKINS, Peter. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. 7ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2018.

BACCAN, Nivaldo. Química Analítica Quantitativa Elementar. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 2009.  

LOPES, Gisele Simone; PIRES, Natalia da Rocha. Manual de práticas: Química Analítica Aplicada. Universidade Federal do Ceará, 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com