TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Ligações Químicas

Por:   •  20/6/2021  •  Abstract  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 4

Ligações Quimicas

Apenas os gases nobres (ultima coluna a direita na tabela periódica) nas condições ambientes, apresentam átomos estáveis isolados, não unidos a outros átomos. Estes átomos apresentam a camada de Valencia completa. Os demais elementos da tabela periódica tendem a se unir com outros elementos, perdendo ou ganhando elétrons (formando íons) para atingir a configuração de estabilidade.

Ligação covalente - ( entre elementos não metálicos)

  • Os elétrons de valência são compartilhados para completar as camadas (regra do octeto)
  • Esse tipo de ligação é comum em Molécula simples  e em Moléculas grandes (macromolécula), que tem um grande número de átomos ligados covalentemente em uma estrutura contínua.
  • A ligação covalente é direcional:

Teoria da repulsão dos pares de elétrons de valência (TRPEV)

- Os elétrons da camada de valência apresentam-se organizados em pares, mesmo que não estejam envolvidos no compartilhamento.

- Os pares de elétrons podem ser organizados em dois tipos:  PL (Pares Ligantes): pares  que unem os átomos da ligação. PNL (Pares Não Ligantes): pares de elétrons que não participam das ligações.

Elementos

Tendência na Formação de Pares Ligantes

H e Grupo 17

um par de elétrons

Grupo 16

2 pares de elétrons  

Grupo 15

3 pares  de elétrons  

Grupo 14

4 pares de elétrons

Distribuição dos pares eletrônicos -TRPEV

1- Soma-se o número de elétrons das camadas de valência  de todos os átomos que constituem a molécula. Número de elétrons a distribuir ( NED)

Ex. PCl3 P grupo 15 : 5 e- x 1 = 5 e-

  Cl grupo 17 : 7 e- x 3 = 21 e-

Total = 26 e-

2-Cálculo do número de pares de elétrons.

Número de elétrons das camadas de Valencia dividido por dois:  26 e- / 2 = 13 pares (este número de pares é o que a molécula deverá apresentar ).

3-Distribuição dos pares na molécula - Inicialmente escolhe-se o átomo central que, para moléculas mais simples, é o elemento que participa com apenas um átomo.

- Colocar um par de elétrons entre os átomos ligantes. Cl P Cl

        ⏐

       Cl

- Distribuir os pares restantes, considerando: a tendência dos elementos de completar 8 elétrons - 4 pares - na camada de valência (exceto o hidrogênio que tende a formar apenas um par );

⎯      ⎯    ⎯

Cl P Cl

⎯      ⏐      ⎯

Cl

- Considerar a possibilidade de formação de mais de um par de elétrons entre os átomos (ligação dupla ou tripla), a fim de que todos os átomos completem 8 elétrons na camada de valência.

[pic 1]

Carga Formal: é um procedimento de contabilidade eletrônica que permite determinar a localização de uma carga na molécula assim como comparar várias estruturas de Lewis possíveis, e determinar qual a estrutura mais adequada para descrever a molécula (ou íon composto).

A fórmula para a determinação da carga formal de um átomo em uma estrutura de Lewis é dada como:

Carga Formal = nº elétrons de valência - (nº elétrons não ligantes + 1/2  nº elétrons ligantes)

Para moléculas neutras a soma das cargas formais é zero, e  Para cátions e anions a soma das cargas formais é igual à carga do íon.

[pic 2]

(C) = 4e - (0e + 1/2 8 e) =0  

(Oa) = 6e - (4e + 1/2 4e) = 0  

(Ob) = 6e - (4e + 1/2 4e) = 0  

(H) = 1e - (0e + 1/2 2e) = 0  

Geometria molecular  segundo TRPEV

Os pares de elétrons envolvidos na estrutura da molécula (pares Ligantes e pares não ligantes) procuram uma orientação espacial onde a Repulsão entre os pares seja a menor possível. A partir dessa orientação espacial pode-se chegar a geometria molecular.  OBS.: São consideradas regiões de repulsão: uma ligação simples, uma ligação dupla, uma ligação tripla, um par não ligante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (167.7 Kb)   docx (87.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com