TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Prática De Ensino

Casos: Resumo Prática De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do trabalho prática de ensino etapa 3

Conforme a LDB 9394/96 no seu título III, artigo 4º, inciso I e II é dever do Estado com a educação escolar pública será efetivo mediante a garantia de: ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para aqueles que não tiveram acesso na idade própria .

Isso significa que os conhecimentos e habilidades adquiridos em suas vidas em seus ambientes tanto familiar quanto profissional é parte importante do seu processo educativo.“processo interior de amadurecimento de cada indivíduo decorrente de seu relacionamento com o meio ambiente, com os outros e consigo mesmo”.

Dessa forma a escola deve fornecer conhecimentos que tenham alguma utilidade para que o aluno possa engajar-se profissionalmente e participar da comunidade. Adiante, outro dispositivo da LDB vai prever a ligação da escola com a comunidade através da constituição dos conselhos escolares, onde haverá espaço para a participação da comunidade, maior contato dos pais e responsáveis com a escola. É o reconhecimento da escola como instância importante para o desenvolvimento social da nação.

De acordo com as diretrizes a inovação introduzida pela LDB refere-se ao uso de uma parte diversificada a ser utilizada pelas escolas no desenvolvimento de atividades e projetos que as interessam especificamente. Destacando que todas as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental sejam realizadas com êxito. Assim desde a discussão e as ações correlatas sobre interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, decisões sobre sistema seriado ou por ciclos, interação entre diferentes segmentos no exercício da Base Comum e Parte Diversificada, até a relação com bairro, comunidade, estado, país, nação e outros países, serão objeto de um planejamento e de uma avaliação constante da Escola e de sua proposta pedagógica. Entende-se então que o conjunto de aprendizagem trazidos pelos alunos à escola mais as ações tomadas por essas devem favorecer e valorizar o ser humano.

As bases legais utilizadas para a elaboração da DCNEM , foram a LDB 9394/96 e a constituição de 1988. A reforma na educação teve como forte motivação inicial as mudanças econômicas e tecnológicas ocorridas no país.

A resposta a uma convocação dessa natureza exige o diálogo e a busca de consensos sobre valores, atitudes, padrões de conduta e diretrizes pedagógicas que a mesma LDB propõe como orientadores das jornadas, que serão longas e cheias de obstáculos.

De acordo com a DCNEM uma pedagogia de qualidade se constitui da identidade, da diversidade e da autonomia, e nos fala ainda que só mecanismos de avaliação dos resultados para aferir se os pontos de chegada estão sendo comuns. E para que tais mecanismos funcionem como sinalizadores eficazes deverão ter como referência as competências de caráter geral que se quer constituir em todos os alunos e um corpo básico de conteúdos, cujo ensino e aprendizagem, se bem sucedidos propiciam a constituição de tais competências.

Recomenda-se com veemência que, as escolas exerçam o direito de escolher um

traçado seu e que, este por mais simples que seja, expresse suas próprias decisões e resulte para acolher aquilo que a LDB recomenda: As características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com