TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO LABORATÓRIO

Por:   •  22/4/2015  •  Artigo  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DO LABORATÓRIO

ANÁPOLIS - GO

2015

RESUMO

O relatório a seguir apresentará o desenvolvimento de uma aula supervisionada pela professora química pedagoga Sonia Vieira no laboratório de ciclos básicos da faculdade Anhanguera Educacional do polo de Anápolis – GO, no qual tendo o intuito de aprimorar os conhecimentos acadêmicos sobre o assunto de calorimetria, realizando experimentos entre corpos para análise de transferência de energia térmica entre eles.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 EMBASAMENTO TEÓRICO 3

3 MATERIAIS E MÉTODOS 4

4 RESULTADO 4

5 CONCLUSÃO 5

6 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 5

1 INTRODUÇÃO

Em uma atividade supervisionada da matéria Hidrostática e Calorimetria no laboratório de ciclos básicos. Foi proposto a fazer um experimento onde os principais objetivos foram: Identificar, comparar e classificar as formar de transferência do calor; reconhecer que o calor para se propagar necessita de uma diferença de temperatura entre as regiões de escoamento e mencionar que o fluxo térmico sempre se verifica no sentidos de temperatura decrescente.

2 EMBASAMENTO TEÓRICO

Como citado no site Departamento de Física – UFPR há três mecanismos conhecidos para transferência de calor:

Irradiação;

Condução;

Convecção.

Como vimos, a irradiação consiste de ondas eletromagnéticas viajando com a velocidade da luz. Como a irradiação é a única que pode ocorrer no espaço vazio, esta é a principal forma pela qual o sistema Terra-Atmosfera recebe energia do Sol e libera energia para o espaço.

A condução ocorre dentro de uma substância ou entre substâncias que estão em contato físico direto. Na condução a energia cinética dos átomos e moléculas (isto é, o calor) é transferida por colisões entre átomos e moléculas vizinhas. O calor flui das temperaturas mais altas (moléculas com maior energia cinética) para as temperaturas mais baixas (moléculas com menor energia cinética). A capacidade das substâncias para conduzir calor (condutividade) varia consideravelmente. Via de regra, sólidos são melhores condutores que líquidos e líquidos são melhores condutores que gases. Num extremo, metais são excelentes condutores de calor e no outro extremo, o ar é um péssimo condutor de calor. Consequentemente, a condução só é importante entre a superfície da Terra e o ar diretamente em contato com a superfície. Como meio de transferência de calor para a atmosfera como um todo a condução é o menos significativo e pode ser omitido na maioria dos fenômenos meteorológicos.

A convecção somente ocorre em líquidos e gases. Consiste na transferência de calor dentro de um fluído através de movimentos do próprio fluído. O calor ganho na camada mais baixa da atmosfera através de radiação ou condução é mais frequentemente transferido por convecção. A convecção ocorre como consequência de diferenças na densidade do ar. Quando o calor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com