TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Trabalho Escolar: RESUMO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/7/2014  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓPGICQAS

A educação existe no decorrer dos tempos, nas diferentes formas de sociedade, necessidades e problemas, nesse sentido não há apenas uma educação e sim várias práticas educativas, a educação esta presente nas significações filosóficas educacionais, nas praticas e teorias pedagógicas trazendo uma concepção de educação, de um conhecimento valido, voltado às questões educacionais. Onde houver prática pedagógica, haverá filosofia da educação. Alguns autores brasileiros tem se dedicado a esse trabalho como: Anísio Teixeira Moacir Gadotti, Paulo Freire, Durmeval, Saviane, Rubens Alves e outros.

Segundo Dermeval a filosofia é uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto sobre os problemas da existência humana, afirmando ainda que a Filosofia de educação é um problema de reflexão que surge no ato de educar, e enquanto prática social deve responder aos anseios humanos de aperfeiçoamento do homem e da sociedade. Saviane, nota que a reflexão filosofia apresenta características diferentes, que é radical, rigorosa e de conjunto. Radical, porque exige que se faça uma reflexão mais profunda. Rigorosa porque o filosofar exige rigor de forma critica e sistemática, com métodos determinados, colocando em questão as conclusões da sabedoria popular. De conjunto, o problema não pode ser de modo parcial, e sim deve ser relacionado com diversos aspectos do contexto em que está inserido.

Severino diz que é necessário distinguir entre a experiência histórica cultural da filosofia através dos tempos e que a função da filosofia da educação é como atividade de todos que preocupam com a educação, acrescenta que a reflexão filosófica/educacional compreende três diferentes abordagens: Uma que é a antropologia, que discute o sentido da existência humana em condições sócio-históricas determinados, a segunda que é a abordagem axiológica, que investiga os valores que norteiam a consciência, discute os processos de produção, sistematização e transmissão do conhecimento presentes na ação educativa, e a terceira Abordagem epistemológica, que discute o processo de transmissão e produção dos conhecimentos presente na ação educativa

O educador Silvio Gallo, inspirado nos filósofos Frances, Deleuze e Guattari, entende a filosofia como criação de conceitos pois ambos diziam que a filosofia é a arte de inventar, E fabricar conceitos, de que o filosofo é amigo do conceito, é conceito em potencia. Quer dizer que a filosofia não é uma simples arte de formar, de inventar ou de fabricar conceitos, pois os conceitos não são necessariamente formas, achados ou produtos. Essa definição é importante em dois aspectos, o primeiro por tomar a filosofia como uma ação, uma atividade, apresentando-a como um ato de pensamento, não basta que ensine o seu produto, ou seja as idéias inscritas na Historia da Filosofia, mas é essencial que façamos a própria experiência. O segundo aspecto é de que a de produzir conceitos, de que a filosofia aparece como ação e não como algo já presente.

Gallo compreende a educação como área aberta, como terra de ninguém povoada por forasteiros, os filósofos os cientistas e artistas. E para superar os problemas na filosofia e na educação o autor propõe um dialogo permanente entre as duas áreas que é o de noção de transversalidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com