TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de Práticas Experimentais Química Orgânica

Por:   •  15/12/2022  •  Artigo  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A produção de sabão é uma das reações mais antigas que podemos imaginar. Não se sabe quem a inventou, mas acredita-se que a descoberta foi por acidente quando, ao ferverem gordura animal contaminada com cinzas, uma espécie de "coalho" branco flutua sobre a mistura. Os primeiros registros de um material semelhante ao sabão atual foram encontrados em uma placa de argila de aproximadamente 2800 a.C, na região da antiga Babilônia, que hoje corresponde à região do Iraque.

De acordo com uma antiga lenda romana, o sabão tem a sua origem no Monte Sapo, onde eram realizados sacrifícios de animais em pilhas crematórias. As cinzas escorriam na madeira queimada do altar até a proximidade dos rios onde as mulheres iam lavar roupas. A verdade é que o processo de produção do sabão não é tão diferente do que conta a lenda. A reação de saponificação é conhecida como a reação que forma o sabão. De forma geral, a reação ocorre quando um éster na presença de uma base forte alcalina, (NaOH) ou (KOH) tais como as cinzas dos animais de Monte Sapo, é hidrolisado de forma a produzir uma molécula de ácido carboxílico e um ânion alcóxido, que dão origem ao par ânion carboxilato que reagem e formam um sal denominado sabão e um álcool denominado glicerina (FOGAÇA, 2016).

Como é representada no Esquema 1:[pic 1]

Fonte: Apostila de Química - Roteiro de práticas experimentais Química Orgânica ll, 2022.

A reação ocorre com a presença de lipídeos, que são os óleos e gorduras, insolúveis em água. Dentre os principais lipídeos, encontram-se os triglicerídeos. Essas substâncias são formadas a partir da junção de uma molécula de glicerol e três moléculas de ácidos graxos (ácidos carboxílicos de cadeia longa) e, dessa forma, quando as mesmas sofrem hidrólise em meio básico, produzem glicerol e uma mistura de sais de ácido carboxílico. Assim como mostra a imagem a seguir:

[pic 2]

Fonte: Autor desconhecido.

Esses sais de ácidos graxos são popularmente conhecidos como sabões e, consequentemente, a reação de formação dos mesmos, é a saponificação.

Como a molécula tem uma cadeia carbônica longa, apresenta uma ponte apolar (cauda hidrofóbica) que interage com gorduras, e uma ponta polar (cabeça hidrofílica), que interage com substâncias polares como a água, sendo assim, são moléculas anfifílicas, ou seja, apresentam duas regiões de polaridade distintas, o significa que o sabão forma micelas de gordura em água, promovendo a limpeza. A molécula de sabão é vista da maneira a seguir:

[pic 3]

Fonte: Autor desconhecido.

Alguns dos grandes acontecimentos importantes para a história do sabão foi quando, em 1791, o químico francês Nicolas Leblanc (1742-1806) registrou um método de produção de carbonato de sódio a partir da salmoura, uma solução de água saturada de sal (geralmente de cloreto de sódio ou outros sais), permitindo grande oferta de um alcalino de baixo custo para a fabricação de sabão. Com o passar dos anos e buscando processos mais evolutivos para a produção de sabão, Michel Eugéne Chevreul, que também foi um químico francês, (1786-1889) descobriu a composição química das gorduras em experiências realizadas para estudar as reações químicas envolvidas na produção de sabão. Os estudos foram se aprimorando e o químico belga Ernest Solvay (1838-1922) criou o processo de obtenção da soda cáustica a partir do processo de produção de carbonato de sódio utilizando amônia, menos poluente e mais barato que o de Leblanc.

Todas essas descobertas científicas, junto com a revolução industrial do século XIX, tornaram possível o desenvolvimento da produção de sabão. A química dos produtos de saboaria ficou basicamente a mesma até 1916, quando surgiu na Alemanha o primeiro detergente sintético ou tensoativo. O desenvolvimento desse tipo de agente de limpeza ocorreu principalmente a partir da Segunda Guerra Mundial, e foi importante para o desenvolvimento de novos compostos com capacidade não apenas de limpeza, mas também de formação de emulsões, espumas, entre outros efeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (552 Kb)   docx (501.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com