TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOLUÇÃO TAMPÃO E IDENFICAÇÂO DE “pH” NA SALIVA

Por:   •  27/3/2019  •  Ensaio  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

 COLÉGIO CECÍLIA MEIRELES

CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA

RELATÓRIO – ENSAIOS DE LABORATÓRIO

Prof.ª STELLA  DORINI

WAGNER JARA MARQUES. N° 6

SOLUÇÃO TAMPÃO E IDENFICAÇÂO DE “pH” NA SALIVA

Apiaí – SP

25/03/2019

  1. Resumo

As soluções tampão, ou simplesmente tampões, são encontrados em todos os fluidoscorporais (sangue, saliva, lágrimas, urina, etc.) e são responsáveis pela manutençãodo pH apropriado desses fluidos. Dois termos importantesque se referem a essassoluções.

Efeito tampão:

é a propriedade de uma solução de resistir a mudanças de pH(concentração de íons hidrogênio) ao se adicionar pequenas quantidades de ácido oubase.

Capacidade tamponante:

é o quanto uma solução tampão resiste às mudanças depH, quando se adiciona pequenas quantidades de ácido ou base. A capacidade tamponante de uma solução é indicada pela alteração de pH provocada pela adiçãode ácido ou base.

Quanto menor a alteração de pH causada pela adição de umadada quantidade de ácido ou base, maior é a capacidade tamponante dasolução, ou vice-versa.

  1. Introdução

As soluções tampão são formadas por um ácido fraco e um sal desse ácido, ou por uma base fraca e um sal dessa base. Elas são preparadas dissolvendo-se os solutos em água.

Soluções tampão são soluções que atenuam a variação dos valores de pH, mantendo-os constantes mesmo com a adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases, ou quando ocorre diluição. A função de um agente tamponador é conduzir uma solução ácida ou alcalina a um certo pH e prevenir a mudança deste pH. Essa resistência do pH é resultado do equilíbrio entre as espécies participantes do tampão. Usando o princípio de Le Chatelier"quando se provoca uma perturbação sobre um sistema em equilíbrio, este se desloca no sentido que tende a anular esta perturbação, procurando ajustar-se a um novo equilíbrio”, portanto um agente tamponador sustenta esta faixa de concentração por prover o ácido ou base conjugada correspondente para estabilizar o pH ao que está sendo adicionado.

Existe, porém um limite para as quantidades de ácido ou de base adicionadas a uma solução tampão antes que um dos componentes seja totalmente consumido. Este limite é conhecido como a capacidade tamponante de uma solução tampão e é definido como a quantidade de matéria de um ácido ou base forte necessária para que 1 litro da solução tampão sofra uma variação de uma unidade no pH.

Quando uma gota de ácido forte é adicionada à água, o pH muda significativamente. Quando a mesma quantidade, porém, é adicionada a um tampão, o pH praticamente não muda.

Assim como uma esponja só pode absorver certa quantidade de água, um tampão também só pode tamponar certa quantidade de prótons. As fontes e ralos de prótons se esgotam quando quantidades muito grandes de ácidos ou bases fortes são adicionadas á solução. A capacidade tamponante é a quantidade máxima de ácido ou de base que pode ser adicionada sem que o tampão perca sua capacidade de resistir à mudança de pH. O tampão se exaure quando a maior parte da base fraca é convertida em ácido ou quando a maior parte do ácido fraco é convertido em base. Um tampão mais concentrado tem maior capacidade do que um tampão diluído.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (275 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com