TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

STOP MOTION: Análise, Classificação e Utilização no Ensino de Química.

Por:   •  20/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

STOP MOTION: Análise, Classificação e Utilização no Ensino de Química.

RESUMO:

Este projeto traz como iniciativa a busca por metodologias educacionais alternativas, apresentando recursos facilitadores, que despertem o interesse dos alunos para a compreensão dos conteúdos abordados no ensino de Química. Visto que, cada vez mais frequente, recursos tecnológicos venham se tornando as principais formas de comunicação, fora de contextos escolares, a técnica do Stop Motion se tornou um recurso pedagógico promissor, com inúmeras possibilidades na construção de um novo método de ensino que visa à aprendizagem fora do tradicionalismo.

INTRODUÇÃO:

A educação tem passado por vários períodos distintos marcados por sua maneira de aprender e educar. O sistema de ensino tem causado ampla preocupação, isso se torna bastante claro devido à importância que a educação possui no desenvolvimento qualitativo da sociedade. Onde, hoje em dia, busca-se cada vez mais recursos que tornem essa realidade menos preocupante.

O ensino de Química é visto pela grande maioria dos alunos, como uma das matérias mais difíceis de se aprender, devido à complexidade existente em alguns conteúdos. E por esse motivo, ela necessita de métodos alternativos e lúdicos, que despertem o interesse do aluno para o conhecimento científico, sendo possível assim, compreender o meio em que ele está inserido, participando, inovando e transformando.

O que se deve ressaltar é que, mesmo diante de um mundo tecnologicamente viável, não pode-se esquecer do aporte que os métodos “tradicionais” de ensino trouxeram para a compreensão dos conteúdos de Química. Fazendo com que esses novos recursos, sejam ferramentas a mais nesse processo de construção e reconstrução do conhecimento da ciência.

O Stop Motion, é uma técnica de animação, feita a partir de fotos, em termos técnicos “fotograma a fotograma” ou “quadra a quadro”, onde é possível criar a ideia de movimento a partir de uma sequência de imagens. Essa técnica se mostra como um excelente recurso pedagógico, com inúmeras possibilidades de aproveitamento. A principal é vista na elaboração e construção do Stop Motion, nessa faze já ne inicia o processo interdisciplinar do aluno, onde ele terá que possui uma síntese do conteúdo adotado para a construção do vídeo.

Contudo, o presente trabalho propõe a aplicação de sistemas lúdicos no processo de ensino-aprendizagem, pois, é muito importante influir no aluno que aprender também pode ser divertido. A técnica do Stop Motion irá potencializar a criatividade e contribuir para o desenvolvimento intelectual do educando, proporcionando um ambiente agradável para o aprendizado, como também, servirá como método de avaliação, onde é possível que o professor julgue se o aluno está abordando o assunto de forma correta.

MATERIAL E MÉTODO:

Visando a análise, classificação e utilização do Stop Motion no ensino de Química, as etapas deste trabalho estão descritas abaixo:

- Revisão bibliográfica (levantamento de vídeos e artigos sobre Stop Motions de química e de ciências em sites de busca,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com