TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Stop-Motion que acabou surgindo a partir de lembranças de visualizações de filmes clássicos

Por:   •  16/11/2017  •  Monografia  •  5.869 Palavras (24 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 24

INTRODUÇÃO

   [pic 1][1]

“ De onde viemos ? Que somos ? Para onde vamos?” É a pergunta que foi apresentada e feita varias vezes durante os quatros anos do curso de artes visuais, sendo que nos primeiros semestres tivemos que descobrir de onde viemos, a partir de pesquisas foram montadas linhas do tempo com a intenção de nos conhecermos melhor, seguida da outra pergunta , que somos? E também o Para onde vamos? Com a pergunta primeira pergunta vendo a linha do tempo pronta, a curiosidade sobre um tema especifico ficou pregado na memória, as animações clássicas muito conhecidas.

A seguinte pergunta presente nessa pesquisa de conclusão de curso seria “como desenvolver na escola Polo Municipal Prefeito Adê Marques um projeto de Stop-Motion nas aulas de arte trabalhando nas salas de tecnologia?”.

         O tema de pesquisa é o Stop-Motion que acabou surgindo a partir de lembranças de visualizações de filmes clássicos como os de Charlie Chaplin e filmes da atualidade como os dirigidos por Tim Burton e por Henry Selick, e com a disciplina de historia da arte onde foi visto a arte tecnológica, onde foi possível ver que na historia do cinema e da animação o stop-motion[2] que tem grande importância na historia cinematográfica e também pelos estágios realizados em sala de aula onde se pode observar que a tecnologia esta muito presente com os alunos com a utilização das novas tecnologias[3].

        A questão tem como objetivo tal :A pesquisa apresenta a tecnologia da animação em stop-motion, percorrendo a historia do mundo cinematográfico das animações, vendo resumidamente o surgimento das primeiras animações da historia e com ela o surgimento do stop-motion e suas variações que surgiram com a evolução, e com ela surgira respostas para a pergunta condutora da pesquisa, onde as aulas de artes na maioria das escolas já tem essa acessibilidade para com a tecnologia com as edições de fotos e vídeos, mas como de principio relata sobre a arte educação no Brasil e sua evolução para arte tecnologia educacional.

        Utilizar a tecnologia nas aulas de arte e predominante por estarmos em na “Era tecnológica”, e esta presente sempre ao nosso ao redor, e mostrar ao aluno algo que ele mesmo convive em conjunto com a disciplina, poderá despertar no aluno o interesse novo sobre a arte, o aluno vendo seu trabalho criando vida, fará com que ele se senta orgulhoso de si próprio podendo também criar independentemente seus próprios trabalhos.

        A estruturação da pesquisa baseia-se a partir da obra de Ludke e André (2002) por ser uma pesquisa qualitativa de campo , por ter o projeto aplicado em sala de aula, sendo a fonte das respostas da pesquisa em si, terá referencias bibliográficas sobre a cinematografia, arte educação e tecnologia, que em conjunto auxiliam no stop-motion na arte-tecnologia que visaram em ênfase o arte educador na auto expressividade do aluno como criador, desenvolvedor e finalizador de um trabalho em conjunto com professores tanto de artes como da sala de tecnologia, presente na maiorias das escola publicas brasileiras.

        Para Ana Mae Barbosa:

A linguagem visual nos domina no mundo lá fora e não há nenhuma preocupação dentro da escola em preparar o aluno para ler essas imagens. O público quer conhecer; falta educação para a arte, O fazer é muito importante para despertar a capacidade perceptiva para as nuances da construção artística (BARBOSA, São Paulo, 3 de abril de 2000 n.529/00.)

        E a partir da fala de BARBOSA (2000), acredita-se que as varias formas visuais existentes, mesmo as tecnológicas poderão contribuir para que os alunos se sinta confiante de si diante das exageradas informações visuais existentes nos tempos atuais.        

        O objetivo desta pesquisa é trabalhar a criatividade do aluno utilizando como recurso a tecnologia presente no cotidiano, e incluir a tecnologia nas aulas de artes criando um novo olhar nas aulas de artes. Que segundo Fayga

:

Criar é, basicamente, formar. É poder dar uma forma a algo novo.

Em qualquer que seja o campo de atividade, trata-se, nesse "novo", de novas coerências que se estabelecem para a mente humana, fenômenos relacionados de modo novo e compreendidos em termos

novos.( OSTROWER,1977,p.9)

        Assim como OSTROWER (1977) comentou o criar em si as vezes só necessita de incentivo para que o individuo compreender o lhe é proposto, mas primeiramente demonstrando que o criar nada mais e do fazer algo novo podendo ser a partir de algo já existente.

        O primeiro capítulo apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre a arte educação no Brasil, seus desafios para a regulamentação da disciplina e sobre as LDB que surgiram, a arte tecnologia educacionais que após a modernização pode ser incluídas nas salas de aulas e também a historia da animação cinematográfica comentando as primeiras animações e métodos utilizados e o surgimento do stop-motion, suas técnicas diversas categorias e contar sobres e diretores que se destacaram com a animação.

        No segundo capítulo será retratada a metodologia do ensino arte tecnologia na sala de aula.

        O terceiro capítulo será a analise do trabalho realizado com a técnica do stop-motion e analise dos dados recolhidos com a criação dos stop-motion’s, e na finalização  as considerações final da pesquisa.

Atenção: quais serão as suas palavras chaves? Os títulos de cada capítulo devem ser trabalhados em cima das palavras- chaves.

Capítulo 1 . História. ( Subtítulo) A Arte Educação Contemporânea Em Conjunto Com A  Tecnologia Educacional

Os alunos da geração digital estão cada vez menos passivos perante a mensagem fechada à intervenção, pois aprenderam com o controle remoto da TV ,com Joystick do vídeo game e agora com o mouse...

Marco Silva,2008

        O ensino da arte no Brasil pode ser considerada que sua iniciação teve origem pelos Jesuítas em 1549, na época do Brasil colonial, nas aulas de catequizamento ,alem da religião ser pregada passava a educar também, os índios e portugueses que chegavam no Brasil, os jesuítas tinham uma preocupação na separação das matérias retóricas das manuais, sendo a retórica valendo mais que a manual e vista que ate hoje se aplica esse método,no final da época jesuítica acabo-se criando um vácuo na educação no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (939.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com