TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintese do Oxido Cuproso

Por:   •  14/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  983 Visualizações

Página 1 de 3

Sintese do Oxido Cuproso (Cu2O)

Autore: OLIVEIRA,Cleyton; SILVA, Mikael

Resumo

A síntese do oxido cuproso é feita a partir de um ciclo de reações,com os seguintes intermediários: CuCl e CuOH.

Para o CuCl é feita  a reação entre CuSO4,  Na2 SO4  NaCl. Sendo uma reação de dupla troca e o CuOH é o produto da reação do CUCl com água. E para finalizar é adicionado o Na2SO3 que em contato com água produz H3BO3  e NaOH para fazer a redução do cobre e a quebra da ligação da hidroxila fazendo o Cu2O.

Palavras chave: Nox, Cobre, Borax

Introdução

O Cu2O é um importante defensivo agrícola usado em boa parte das culturas brasileiras. Sua composição se baseia na redução do cobre 2 e a formação do oxido de cobre 1. Esse processo é de suma importância para a formação de um químico pois alem de ser trabalhado as reações do cobre com outros materiais é trabalhado seus estados de oxidação e suas inúmeras possibilidades de reação.

O Cu2O é muito usado nessas aulas laboratorias devido a sua difícil variação de nox, sendo necessária varias etapas para poder reduzir seu nox de +2 para +1, sendo assim etapas complexas e de precisão exata para que possa ocorrer o processo exato de sua redução.

Materisis e Métodos

Foram usados apenas materiais usuais de laboratório. Em um béquer Foi adicionado uma solução contendo 1,5 g de sulfito de sódio e 1,25 g de cloreto de sódio em 20 mL de água, em seguida essa mistura foi colocada em uma chapa de aquecimento até ebulir. Em seguida foram adicionados 6,75 ml de uma solução de sulfato de cobre (0,4mol/L) nessa solução que continua sobre aquecimento. Após isso a solução foi resfriada e o precipitado foi removido e adicionado em uma solução fervente de 2,5g de bórax em 100 mL de água. Após isso foi formado um precipitado que foi filtrado sobre baixa pressão e em seguida foi seco na estufa.

Resultados e Discuções

As reações obedecem as seguintes equações:

1  CuSO4  +Na2SO3  +  NaCl  →  CuCl  +  Na2SO4

2  CuCl  +  H2O  →  Cu(OH)  +  HCl

3  Na2B4O7  + 7H2O  →  4H3BO3  + 2NaOH

4  2Cu(OH)  +  H3BO3  →  Cu2O  +  HBO3-  +  H2O

Na primeira equação é possível observar uma dupla troca entre CuSO4, Na2SO3 e o NaCl  produzindo o CuCl desejado. Na segunda equação percebemos a dissociação do CuCl em água. Na terceira reação é observado a dissociação do bórax. Na quarta reação é possível observar a redução do cobre em cobre 1 e a formação de Cu2O.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com