TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese e redução térmica de materiais híbridos de óxido de grafeno com fósforo

Por:   •  2/5/2018  •  Resenha  •  3.796 Palavras (16 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

Exame de Qualificação de Doutorado

Síntese e redução térmica de materiais híbridos de óxido de grafeno com fósforo

Aluna: Mariana Arpini Vieira

Orientador: Prof. Dr. Jair C. C. Freitas

Vitória

2018


  1. ÓXIDO DE GRAFENO

O óxido de grafite (OG) foi relatado pela primeira vez em 1859 por Brodie [1] e, após Novoselov e colaboradores [2] conseguirem isolar uma folha isolada de grafeno, ressurgiu como um interesse de pesquisa intensa, devido ao seu papel como um precursor para a produção de baixo custo e em massa de materiais à base de grafeno. Em seu método, Brodie utilizou os reagentes clorato de potássio (KClO3) e ácido nítrico concentrado (HNO3) para promover a oxidação do grafite e descobriu que o material formado era composto por carbono, hidrogênio e oxigênio, resultando no aumento da massa inicial do grafite e que sucessivos processos oxidantes aumentavam a porcentagem de oxigênio, até um limite de quatro reações consecutivas [1].

Após quase 40 anos da descoberta de Brodie, Staudenmaier [3] publicou um novo método de produção de OG, no qual foi acrescentado ácido sulfúrico concentrado (H2SO4) à mistura oxidante proposta por Brodie, modificando também o modo como o KClO3 era adicionado à mistura (adicionou em pequenas alíquotas e não apenas de uma   vez, como Brodie havia feito).  Esta pequena alteração no processo resultou em um nível de oxidação similar ao alcançado por Brodie (razão atômica C:O ~ 2:1), porém a reação tornou-se mais prática, sendo possível realizar em uma única etapa [4].

Em 1958, Hummers e Offeman [5] propuseram uma via mais rápida e mais segura para produção de óxido de grafite, uma vez que o clorato de potássio é explosivo. Em seu método, grafite foi disperso numa mistura de ácido sulfúrico concentrado, nitrato de sódio e permanganato de potássio (substituindo o clorato de potássio) a 45 °C durante algumas horas. Originalmente, as quantidades de cada reagente eram muito altas, e ao longo do tempo novas técnicas surgiram, sendo chamadas de métodos de Hummers modificados[4]. Estes não só modificam a estequiometria da reação, mas também a temperatura e parâmetros de tempo[6–8]. [30,31,32].

Mais recentemente, em 2010, Marcano e colaboradores [8] desenvolveram um novo método de oxidação do grafite que, comparado ao de Hummers, exclui o uso de NaNO3 e utiliza uma mistura de H2SO4/H3PO4 (na razão 9:1 v/v). Os resultados obtidos evidenciaram maior eficiência no processo de oxidação, além de extinguir a produção de NO2, um gás tóxico. Entretanto, quando o objetivo é reduzir o óxido de grafeno a grafeno, ambos os óxidos produzidos pelo método de Tour ou de Hummers levam à formação de grafenos com condutividade elétrica semelhante [8]. Além disso, alguns estudos mostraram que, além de representar a rota mais rápida e segura para a obtenção de OG, os métodos em que a espécie oxidante empregada é o KMnO4 (métodos de Hummers, Hummers modificados e de Tour) proporcionam maior oxidação comparados àqueles em que se emprega clorato (Brodie e Staudenmaier) [9–12].

  1. ESTRUTURA DO ÓXIDO DE GRAFENO

Os diversos estudos acerca da composição e estrutura de OG ao longo da história levaram ao modelo estrutural de Lerf, o mais aceito na comunidade científica. Dessa forma, através de estudos de RMN de 13C utilizando polarização cruzada (CP) e rotação da amostra em torno do ângulo mágico (MAS), Lerf e colaboradores [13] propuseram que os OG possuem em seu plano basal grupos epóxidos e hidroxilas e em sua periferia as carboxilas, com deslocamentos químicos em torno de 60, 70 e 130 ppm respectivamente no espectro de RMN.

Com o passar dos anos, o modelo de Lerf foi revisado por diversos grupos de pesquisa com intuito de desvendar mais profundamente os detalhes que compõem a estrutura de um óxido de grafite. Dessa forma, em 2009, Gao e colaboradores [14] revisaram o modelo estrutural proposto por Lerf e através de resultados obtidos por várias técnicas RMN de 13C de alta resolução em sólidos evidenciaram a presença de lactois com anéis de 5 e 6 membros, os quais apresentam deslocamento químico típico em torno de 100 ppm [14]. Mais recentemente, em 2011, Rourke e colaboradores [15] sugeriram que durante a oxidação por métodos de Hummers modificados a intercalação de KMnO4 gera a quebra da folha de grafeno em fragmentos muito menores e que por fim também são oxidados, contendo principalmente carbonilas em suas extremidades. Dessa forma, propôs-se que o óxido de grafite na verdade consiste de folhas de grafeno funcionalizadas, com os mesmos grupos oxigenados citados no modelo de Lerf e por Gao et al., e aderidos a elas fragmentos de grafeno oxidados, chamados de “oxidative debris” (OD). Entretanto, as folhas de grafeno são muito menos oxidadas do que os fragmentos, e portanto, não são muito solúveis em água. Dessa forma, em uma solução aquosa de OG os fragmentos têm atuação semelhante à de surfactantes, aumentando a solubilidade do composto como um todo [12,15].

Em adição ao trabalho de Rourke, os trabalhos de Dimiev et al. [16] e Wang et al. [17] relatam que os OD são constituídos de estruturas similares a ácidos húmicos e fúlvicos, que na ciência de solos são geralmente formados pela degradação de biomoléculas [18]. Esses compostos diferem entre si através do peso molecular (maior para os ácidos húmicos), número de grupos funcionais (carboxilas e hidroxilas) e solubilidade. Baseado nesses trabalhos, Rodriguez-Pastor e colaboradores [11] propuseram um novo modelo para os óxidos de grafite, em que 1/3 de sua composição é de folhas de grafeno oxidadas contendo grupos hidroxila e epóxidos no interior do plano basal e carboxilas e lactois nas extremidades do plano. Os 2/3 restantes são referentes a OD envoltos por moléculas de água e aderidos às folhas de óxido de grafeno, como ilustrado na Figura 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (684.1 Kb)   docx (778.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com