TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Vendas de Passagem Computadorizados

Por:   •  20/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP

Projeto Integrado Multidisciplinar PIM IV

Curso Superior de Tecnologia

Desenvolvimento De Um Sistema Em Linguagem C

Sistema De Vendas De Passagens Computadorizado

 

Belém - Pa

2017


UNIP

Projeto Integrado Multidisciplinar PIM IV

Curso Superior de Tecnologia

Desenvolvimento De Um Sistema Em Linguagem C

Sistema de Vendas De Passagens Computadorizado

 

Aluno: SILVIO PAULO DE OLIVEIRA

Pa: PA1723852

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Semestre: Primeira 1°

Belém - Pa

2017


RESUMO

        Neste projeto de pesquisa abordamos um estudo sobre o desenvolvimento de um sistema para venda de passagem de ônibus, totalmente gerenciável por um aplicativo que foi desenvolvido em linguagem C Trata-se de um aplicativo ou software, os meios para o desenvolvimento deste será relatado de forma simplificada e de fácil entendimento.

        Os resultados deste projeto foram buscados através de leituras de livros, pesquisas na internet, desenvolvimento do software e a obtenção de conhecimento de vídeo aulas e apostilas devidamente de suas respectivas matérias da UNIP

Palavra chave: Software, Sistema.

ABSTRACT

        In this research project we approached a study on the development of a system for bus ticket sales, fully manageable by an application that was developed in C language. It is an application or software, the means for the development of this will be reported in a way simplified and easy to understand.

         The results of this project were sought through book readings, internet research, software development and the acquisition of knowledge of video lessons and handouts duly from their respective UNIP

Keyword: Software, System

Sumário


INTRODUÇÃO

        Mediante a globalização que vem ocorrendo nos dias atuais, vem acarretando muitas mudanças em diversas áreas de negócio, a cada dia que se passa as organizações vem sofrendo cada vez mas com a carência de obter informações privilegiadas que são de sumo importância para sua estabilidade e sobrevivência no mercado consumidor. Diante fatos citados, pode-se afirmar que os Sistemas de Informação (SI), são fatores críticos de extrema importância para uma organização, pois quem faz utilização adequada das técnicas de SI possui diversas vantagens sobre seus concorrentes, tais como melhor satisfação dos clientes, redução de custos na empresa, aumento de qualidade de seus produtos e serviços entre outras vantagens competitivas que colaboraram significamente  na aprimoração das organizações.

        O sistema desenvolvido para a venda de passagens de ônibus foi escrita na linguagem de programação em C, que é a linguagem de programação mas utilizada nos dias atuais, essa linguagem de programação foi desenvolvido, criada por Dennis Ritchie em 1972 no laboratório Bell telephon. A linguagem C foi criada com a finalidade de ser usada no desenvolvimento de uma nova versão do sistema operacional Unix pois a primeira versão do Unix utilizava assembly, assim então podemos concluir que a linguagem C foi criada por programadores para programadores. A linguagem de programação C é um muito importante e eficiente já que ela é uma das linguagens que tem a capacidade de ser utilizada praticamente em qualquer tipo de projeto, e além disso, é extremamente portável, ou seja, um programa escrito em C tem a facilidade de ser usado em qualquer tipo de plataforma. Fazendo o uso da linguagem C, podem ser criados sistemas operacionais, aplicativos de diversos tipos, drivers, entre outros controladores de dispositivos etc... C também influenciou muito, de forma direta, outras linguagem de programação tais como C++, Java, C#, objetie C e vários outros tipos de linguagem de programação tem sua estrutura influenciada por C. Devido a linguagem C ser muito popular existe vários compiladores C disponíveis para todo tipo de plataforma, logo no início Unix e C estavam muito ligados, pois a cada implementação de Unix para o tipo de máquina requeria um novo copilador C específico. Nos anos 80 C tornou-se muito popular fora do ambiente Unix, então a linguagem C passou a ser conhecida como a linguagem de propósito geral, então nessa época foram criados novos copiladores comerciais da linguagem C, devido à criação desses diversos compiladores foi necessária então a padronização da linguagem C, que tinha como finalidade a portabilidade e a compatibilidade da linguagem C, o responsável por essa padronização foi a ANSI (American National Standards Institute),  após a criação dessa padrão, este foi chamado C ANSI, então o padrão foi revisto várias vezes e foi reconhecido pela ISO, que deu origem ao que chamamos padrão ANSI/ISSO C.

        O sistema de informação desenvolvido nesse projeto tem como principais características atender as demandas da empresa, que é basicamente, a elaboração de um software para o controle de fluxo de vendas de passagens. Esse sistema foi escrito por mim, Brendo Azevedo, que utilizei a linguagem de programação em C, para o desenvolvimento e conclusão desse sistema de informação que tem como requisitos específicos exigido pela organização, a exibição de uma tabela de tarifação com os valores de cada passagem de acordo com a localidade, um segundo requisito é a autorização/permissão de liberar até duas passagens com gratuidade de 100% para idosos  cada ônibus, o terceiro requisito pede para que estudantes tenham direito de fazer a compra de passagens com 50% de desconto, o sistema de informação também exige para que ao concretizar a compra da passagem seja emitido ( mostrado na tela), um ticket com as seguintes informações: Data e a hora da partida do ônibus, o local destinado, o número do ônibus e a numeração da poltrona. Vale lembrar também das condição de que, nenhum passageiro possa ter a mesma numeração de poltrona de outro passageiro no mesmo ônibus,  o sistema deverá informar na tela quando não houver mas lugares disponíveis, cancelando assim as vendas de passagens para determinado ônibus e o sistema também deverá realizar a gestão do caixa todos os dias, informando no fechamento do caixa todas as movimentações do dia é o saldo de fechamento. Todos esses requisitos e condições foram atendidos na produção desse sistema de informação,  que tem como objetivos, a aprimoração, melhorias no desempenho da empresa, trazendo uma melhor eficiência e agilidade na hora de realizar a compra da passagem que será feita com eficiência através do sistema que foi desenvolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com