TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de passagem de um estado para o outro

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema constituído por LÍQUIDO – LÍQUIDO

Decantação: separam-se líquidos imiscíveis, que apresentam por essa razão densidades diferentes; sistema no qual o líquido mais denso acumula-se na parte inferior do recipiente. Em laboratório, pode-se utilizar o funil de bromo, também conhecido como funil de decantação, ou ainda, funil de separação. Num sistema formado por água e óleo, por exemplo, a água, por ser mais densa, localiza-se na parte inferior do funil e é escoada abrindo-se a torneira de modo controlado. A decantação pode ser feita de uma maneira mais rudimentar, utilizando-se um sifão (sifonação).

(http://www.infoescola.com/quimica/separacao-de-misturas-liquido-liquido-e-gas-solido/)

Mend

Cactação - empregada  quando os fragmentos dos componentes são relativamente grandes e bem distintas um do outro. Separam-se  com as mãos ou com uma pinça as componentes da mistura. Exemplo: cactação de cereais.

Tamisacao ou peneiração - empregada quando os granulos de um dos componentes são maiores do que os do outro componente.  Usa-se uma peneira tal que suas malhas deixem passar os granulos menores e retenham os maiores.  Exemplo: separação de areia e cascalho.

 

Ventilação - empregada quando um dos componentes é tão pouco denso que pode ser arrastado por uma corrente de ar.  A mistura é separada, sendo levado pela corrente de ar apenas o componente menos denso. Exemplo: a separação de casca do grão de arroz.

Separação magnética - empregado quando somente um dos corpos é atraído pelo íman. Exemplo: deslocamento da mistura de ferro magnético e enxofre não magnético.

Líquido  de densidade intermediária - empregado quando há especial diferença de densidade entre os componentes da mistura.  Escolhe-se  um líquido que tenha densidade intermediária entre ambos.  Quando se lança  a mistura no líquido, o componente mais denso submerge e o menos denso flutua.  Exemplo: o desdobramento, pela água, da mistura de feijão bom (submerge) e carunchado (flutua).

Flotacao - empregada quando os granulos de um dos componentes da mistura absorve óleos minerais.  A mistura é tratada com óleo e a seguir lançada em água.  A suspensão formada é agitada fortemente pela injecção de uma corrente de ar comprimido. As partículas que absorveram óleo não se molham pela água e flutuam com a espuma, separando-se dos outros,  que submergem. Exemplo: a separação de certos  minerais ( que absorvem óleo), principalmente sulfetos, da areia com a qual são encontrados.

Fusão fraccionada - empregada quando há apreciável diferença de temperaturas de fusão entre componentes da mistura.  Aquece-se a mistura até que o componente de mais baixa temperatura de fusão passe para o estado líquido. Este é,  então, separado por decantacão. Exemplo: a separação do enxofre dos materiais terrosos com as quais é encontrado na natureza.  

Dissolução fraccionada - empregado quando somente um dos componentes da mistura é solúvel num determinado solvente.  A mistura  é colocada no solvente apropriado,  que dissolve apenas um dos componentes.  Separa-se, a seguir,  por filtração, o componente insolúvel. Evapora-se o solvente e se obtém o componente solúvel.  Exemplo: o desdobramento da mistura de ferro e enxofre,  empregando-se sulfeto de carbono como solvente.  J

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com