TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Passagem de Onibus em C

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.421 Palavras (10 Páginas)  •  1.591 Visualizações

Página 1 de 10

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar V

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Sistema de Venda de Passagens de Ônibus em C

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar V

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Sistema de Venda de Passagens de Ônibus em C

Nome completo do aluno:

Daniel Arioza Fernandes Almeida

RA: 1508593

Curso: Tec em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Semestre: 3º

Resumo

Este trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um sistema de venda de passagens de ônibus, programado totalmente utilizando-se a linguagem de programação C. O sistema deverá ter uma tabela de tarifação com diferentes tipos de passagens, obedecendo critérios de classificação de passagens inteiras, meias e isenções para idosos. O projeto tem por objetivo avaliar os conhecimentos das disciplinas de Linguagem Técnica de Programação e Engenharia de Software.

Palavras-chave: Programa, Passagens, Ônibus, Desenvolvimento, Linguagem C

Abstract

This study aims to develop a selling bus tickets system, fully programmed using the C programming language The system must have a charging table with different types of tickets, according to whole passages classification criteria, socks and exemptions for the elderly. The project aims to assess the knowledge of the language disciplines Technical Programming and Software Engineering.

Keywords: program, Passages, Bus, Development, Language C


Sumário

Sumário

Resumo        

Abstract        

Sumário        

  1. Introdução

O projeto a seguir tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema em linguagem C para a venda de passagens de ônibus (SPO), assim como desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de técnicas de Programação e Engenharia de Software, discutindo e propondo os processos de software, identificando necessidades e propondo soluções para um sistema de venda de passagens de ônibus e gestão de caixa.

A linguagem C é uma linguagem de alto nível, uma linguagem imperativa isso quer dizer que cada comando é uma ordem para o computador. Foi desenvolvida por programadores para programadores tendo como características a flexibilidade e portabilidade. O desenvolvimento do sistema proposto permitirá a aplicabilidade de alguns conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação, possibilitando a implementação de um sistema seguindo as fases de análise de requisitos, implementação, testes e validação.

  1.  A Linguagem C

É consenso que diferentes linguagens de programação são adequadas para o desenvolvimento de diferentes aplicações. Na verdade, hoje, existe um leque de linguagens adequadas para o desenvolvimento de cada tipo de aplicação, seja ela uma aplicação científica, uma aplicação web, uma aplicação para gerenciamento de dados ou nossa aplicação de venda de passagens de ônibus. Não existe uma única linguagem de programação adequada para desenvolvimento de qualquer aplicação. Pelo contrário, é comum o desenvolvimento de uma mesma aplicação fazer uso de diferentes linguagens.

A linguagem C opera muito próxima ao hardware. Se, por um lado, isto gera uma dificuldade extra para seu aprendizado, por outro, programando em C, temos um bom conhecimento de como o computador funciona, e este conhecimento é fundamental para programar bem em qualquer linguagem. Em C, somos obrigados a gerenciar explicitamente a memória que alocamos, podemos manipular diretamente endereços de memória, precisamos entender o conceito de passagem de parâmetro por valor e por referência, aprendemos o conceito de variáveis do tipo ponteiro etc. Adquirimos um conhecimento que nos permite escrever programas corretos e eficientes.

Este conhecimento é particularmente importante quando é preciso projetar novas estruturas de dados para atender demandas específicas. Linguagens de programação mais abstratas oferecem suporte nativo às estruturas de dados mais usuais; em C, é preciso implementá-las. O conhecimento adquirido ao implementar as estruturas nos faz ter um melhor discernimento de qual estrutura devemos usar numa determinada aplicação, nos capacita a adaptar estruturas já existentes quando necessário, e nos ensina a avaliar a eficiência dos algoritmos que fazem uso dessas estruturas.

A linguagem C é ubíqua, estando presente em todas as plataformas computacionais, desde supercomputadores a processadores ARM embutidos. Por isso, escrever um código padrão C é escrever um código portátil; além disso, ganhamos em versatilidade, pois programamos desde sistemas embarcados em hardware simples a sistemas computacionais complexos. A linguagem C nos permite fazer diferentes aplicações, escritas em diferentes linguagens, interoperarem entre si. A grande maioria das linguagens de programação proveem suporte a programação de interfaces em C. A linguagem C é a “língua franca” de programação de computadores.

  1. Ciclo de Vida de Desenvolvimento de Sistema

Os modelos de ciclo de vida descrevem as etapas do processo de desenvolvimento de sistemas e as atividades a serem realizadas em cada etapa. A definição dessas etapas e atividades possibilitam prover marcos e pontos de controle para avaliação da qualidade e gerência do projeto. O estudo do processo de desenvolvimento provocou o surgimento de várias propostas de ciclo de vida que incluem desde o simples modelo artesanal de codificar e consertar, até o modelo espiral.

Inicialmente, o desenvolvimento de software era algo feito em pequena escala com equipes pequenas ou, até mesmo, apenas com esforço individual. Neste momento, a ênfase do processo estava na etapa de programação. Neste escopo o desenvolvimento de software caracterizou-se pelo codificar e consertar, também chamado de desenvolvimento artesanal ou ad-hoc, que consiste em se partir diretamente para a codificação, seguida de correção. Esse ciclo é repetido até se completar o projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (506.8 Kb)   docx (144.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com