TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sitense de cloreto de sódio

Por:   •  13/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.292 Palavras (10 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1] 

 

 

 

 

QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL II

 

 

 

 

 

 

SINTESE DO CLORETO DE SÓDIO

 

 

 

TASSYA REGINA DORIA FONTES DOS REIS

 

 

 

07 DE SETEMBRO DE 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. ARACAJU-SERGIPE 2018-1

1 INTRODUÇÃO

Os sais está presente nas funções inorgânicas, e encontrado facilmente em nosso cotidiano, sua coloração pode variar, por exemplo na cor branca temos o conhecido como sal de cozinha (NaCl); vermelho - dicromato de potássio (K2Cr2O7) um dos reagentes utilizados na identificação do teor alcoólico, nos testes de bafômetro; azul – Sulfato de cofre (CuSO4) utilizado no tratamento de agua. Conforme Reis (2013, pg 294) Sais são compostos capazes de se dissociar na água liberando íons, mesmo que em pequena porcentagem, dos quais pelo menos um cátion é diferente de H3O1+ e pelo menos um ânion é diferente de OH1–.  

De acordo com Souza e Santos (2013), a teoria da dissociação eletrolítica de Arrhenius, quando uma substância se dissolve em água, se dividindo em partículas cada vez menores. Em alguns casos, essa divisão interrompe nas moléculas e a solução não conduz a corrente elétrica. Em outros casos como NaCl+H2O a divisão vai além das moléculas estas se dividem em partículas ainda menores, com carga elétrica denominada íons, neste caso a solução conduz a corrente elétrica.

De acordo Brown as soluções de ácidos e bases são muitos diferentes em suas propriedades. Os ácidos podem mudar a cor de certos corantes de maneira peculiar, diferentemente do efeito de uma base. Além disso, soluções ácidas e básicas diferem nas propriedades químicas em vários aspectos, quando uma solução de um ácido e a de uma base são misturadas, ocorre uma reação de neutralização. Os produtos da reação não têm características de soluções ácidas nem de soluções básicas. Em geral uma reação de neutralização entre um ácido e hidróxido metálico produz agua e sal.

Assim o experimento realizado em sala foi de síntese, a qual pode ser classificada como aquela em que duas substâncias se combinam, dando a novas substancias, ou seja, ocorreu quebra de ligações químicas nos reagentes e formação de outras ligações. Veja a reação química para obtenção de cloreto de sódio (NaCl) a partir do ácido clorídrico (HCl) e bicarbonato de sódio (NaHCO3).

 

  1. HCl + NaHCO3 → NaCl + H2O + CO2 

 

Os sais são formados a partir da reação de um ácido com uma base, que é a reação de neutralização, formando também água. Visto que quando posto uma determinada quantidade de NaHCO3 bicarbonato de sódio junto HCl ácido clorídrico concentrado ocorre uma reação química produzindo o CO2 em forma de gás e produz a solução do NaCl (sal) em água, que por meio do aquecimento em 300ºC obteve o NaCl.

Para Sardella (1977), Bohr aprimorou em 1913, o modelo atômico de Rutherford, em base na teoria de que o núcleo do átomo é formado por prótons e ao redor do núcleo estão os elétrons utilizando a teoria de Max Planck. Surgindo assim os postulados de Bohr. Entre eles sobre o movimento dos elétrons que se movem ao redor do núcleo em número limitado de órbitas bem definidas e se movessem em uma órbita estacionária, o elétron não emite nem absorve energia, mas se saltar de saltar de uma orbita para outra, o elétron emite ou absorve uma quantidade definida de energia, chamada quantum.

Assim com o Teste de Chama visualiza superficialmente este procedimento onde pode detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico de cada elemento.  

 

  1. OBJETIVO  

Obter por meio de cálculos o rendimento de uma reação;

Reconhecer os íons que configuram um sal através do teste da chama e

Precipitação com um íon pouco solúvel.

 

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

 

Um grande recurso que facilita a construção dos conceitos de quaisquer ciências, além da compreensão e correlação entre o diverso conteúdo, é a experimentação, em que é possível vivenciar e observar na prática esses conhecimentos. Assim para síntese de cloreto de sódio foi feito um procedimento experimental com a utilização de reagentes e materiais de vidraria, além da participação do aluno com a orientação do professor e um supervisor.  

3.1 Reagentes e Materiais

O reagente tem por finalidade em provocar um fenômeno químico, onde as substancias iniciais do experimento se transformam em outras devido a ocorrência de uma reação. Os regentes utilizados na síntese do cloreto de sódio foram:

 

  • Bicarbonato de Sódio (NaHCO3);  
  • Água destilada (H2O);
  • Solução de Ácido Clorídrico, seis molar (HCl 6 molL-1);  Álcool 70%.
  • Balança semianalítica  
  • Cápsula de porcelana média;  
  • Vidro de relógio grande;
  • Proveta;
  • Conta-gotas;  
  • Pisseta 50ml;  
  • Chapa de aquecimento;  
  • Tubo de ensaio;  
  • Cadinho;  
  • Bastão de vidro;  
  • Béquer 50ml;  
  • Pinça de ferro;
  • Espátula;
  • Algodão;
  • Fósforo  

  1. Procedimento  

Primeiro passo foi a organização de todo material na bancada, tanto dos reagentes como os de vidraria para facilitar a prática. Dando continuidade com as atividades foi pesado em uma balança semianalítica, uma cápsula de porcelana em seguida pesou-se o bicarbonato de sódio, como mostra a figura 01.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (458.8 Kb)   docx (249.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com