TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solubilidade de Compostos Orgânicas

Por:   •  29/3/2017  •  Ensaio  •  2.185 Palavras (9 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 9

Olá[pic 1][pic 2]

        

EDUARDO JOSÉ PAZ RODRIGUES FILHO DRE: 116195107

IVISON SILVA GALDINO DRE: 116144091

MARCELE DA ROCHA DRE: 116166881

RELATÓRIO 1 - TESTE DE SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS

Relatório das atividades desenvolvidas em aula experimental apresentado ao Professor Evanoel, para avaliação na disciplina, QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL 1 do curso de Bacharelado em Química, da Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé.

MACAÉ/RJ

22 de outubro de 2017


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Fatores que influenciam na solubilidade        4

2.2        Ácido benzoico        4

2.3        Benzofenona        5

3.        OBJETIVO        5

4.        METODOLOGIA        6

4.1        Equipamentos e materiais utilizados        6

4.2        Reagentes utilizados        6

4.3        Experimental        6

5.        RESULTADOS E DISCUSSÕES        7

5.1        Análise da solubilidade das amostras nos tubos        8

6.        CONCLUSÃO        11

7.        BIBLIOGRAFIA        12

Figura 1 Fórmula estrutural do ácido benzoico        5

Figura 2 Fórmula estrutural da benzofenona        5


  1.  INTRODUÇÃO

A solubilidade de substâncias através da polaridade das moléculas se dá pela regra geral "semelhante dissolve semelhante". Substâncias polares são dissolvidas por solventes polares e substâncias apolares são dissolvidas por solventes apolares, isto se explica pelo fato dos solventes polares, como a água, possuírem uma carga parcial que interage com outras cargas parciais de solutos polares.

Os polos negativos das moléculas do solvente "cercam" os polos positivos das moléculas do soluto e os polos positivos das moléculas do solvente cercam os polos negativos das moléculas do soluto, então forma-se um grupo de moléculas, cada grupo com uma molécula de soluto cercado por moléculas do solvente e cada um desses grupos são separados entre si, ocasionando na dissolução do solvente, este processo é chamado de solvatação. (BRUICE, 2006).

Os compostos apolares por sua vez não possuem carga pura, logo solventes polares não são atraídos por eles. Para dissolver um soluto apolar em  um solvente polar seria necessário desfazer as ligações solvente-solvente e as ligações soluto-solventes deveriam ser mais fortes que a anterior, tomando a água como exemplo, seria necessário desfazer as ligações de hidrogênio que é do tipo solvente-solvente e isso demandaria muita energia por ser uma das ligações intermoleculares mais fortes, portanto a ligação de hidrogênio é forte o suficiente para excluir e isolar uma molécula apolar.

Logo, os solutos apolares são dissolvidos por solventes apolares devido as interações de Van der Waals, que é o tipo de interação intermolecular das moléculas apolares, tudo obedecendo a regra "semelhante dissolve semelhante". (BRUICE, 2006).

  1. DESENVOLVIMENTO

        

  1. Fatores que influenciam na solubilidade

        Segundo Cláudia Rocha Martins, Wilson Araújo Lopes e Jailson Bittencourt de Andrade:

        

        A solubilidade de uma substância orgânica está diretamente relacionada com a estrutura molecular, especialmente com a polaridade das ligações e da espécie química como um todo (momento de dipolo). Geralmente, os compostos apolares ou fracamente polares são solúveis em solventes apolares ou de baixa polaridade, enquanto que compostos de alta polaridade são solúveis em solventes também polares, o que está de acordo com a regra empírica de grande utilidade: “polar dissolve polar, apolar dissolve apolar” ou “o semelhante dissolve o semelhante”. A solubilidade depende, portanto, das forças de atração intermoleculares que foram documentadas pela primeira vez por Van der Waals, prêmio Nobel de Física de 1910. (2013, p. 1248).

        

        Além da temperatura, estado físico dos compostos e outras propriedades físico-químicas, os fatores influenciadores de solubilidade mais relevantes na química orgânica são a polaridade da molécula dos compostos, o tipo de interação intermolecular e o tamanho da cadeia carbônica (FOGAÇA, Jennifer).

  1. Ácido benzoico

É um ácido fraco formado por um radical fenil unido a uma carboxila, formando a função ácido carboxílico. É um ácido orgânico fraco e insolúvel em água, mas solúvel em solventes menos polares como alcoóis, benzeno e éteres. (CARDOSO, MAYARA). Sua fórmula estrutural é observada conforme a figura 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (197.2 Kb)   docx (84.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com