TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO CLORETO DE HEXAAMINONÍQUEL

Por:   •  9/12/2016  •  Relatório de pesquisa  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 4

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO CLORETO DE HEXAAMINONÍQUEL

1. RESUMO

Para a realização da síntese e caracterização do cloreto de hexaaminoníquel(II) foi utilizado os reagentes éter etílico p.a – acs; álcool etílico absoluto p.a; ácido clorídrico p.a; hidróxido de amônio p.a; NiCl2.6H2O; NH4CL; AgNO3 e dimetilglioxima. A água destilada foi utilizada para dissolução do sal. Através da mistura e reação dos reagentes, da filtração e lavagem dos cristais obteve-se a formação do complexo em questão.

2. INTRODUÇÃO

O elemento níquel é um elemento de transição, caracterizado com um metal de cor branco prateado, e é encontrado no estado sólido, e ocorrem na natureza em combinação com o arsênio, antimônio e enxofre. Seu símbolo químico é o NI, numero atômicos 28 e de massa atômica 58,7. O níquel possui boa resistência á oxidação e a corrosão. Possui alta condutividade térmica, elétrica e magnética. Sendo caracterizado como um metal valioso. Em solução aquosa seu estado de oxidação é de +2 para +3.

O acido clorídrico (HCl) é um ácido inorgânico forte, de pka -6,3 e seu ph é muito baixo devido a facilidade de ionização de seu H+. Possui aparência incolor ou levemente amarelada, e é bastante reativo.

O hidróxido de amônio (NH4OH) também é conhecido com agua de amônia, é uma base fraca, muito solúvel, e é encontrado somente em solução aquosa. É um composto incolor, de cheiro forte, altamente volátil e se decompõe a uma temperatura de 450°. Bastante utilizado em indústrias de tecidos, tintura de cabelo, borrachas, dentre outras.

O cloreto de hexaaminoníquel(II) é um sólido cristalino, com estrutura cúbica, com boa dissolução em água e em solução aquosa de amônia. Possui cor azul-violeta. Não dissolve em contato com éter, álcool etílico e amônia concentrada. Para a formação do complexo ocorre da troca das moléculas de agua pelas moléculas de amônia.

3. OBJETIVO

O objetivo deste experimento é sintetizar e caracterizar o cloreto de hexaaminoníquel (II) e analisar sua alcalinidade.

4. PARTE EXPERIMENTAL

4.1 MATERIAIS E REAGENTES

Os materiais e reagentes que foram utilizados neste experimento, disponíveis no laboratório de ensino do Instituto Federal Goiano Campus Ceres, foram balão volumétrico 10 e 25 ml, Béquer de 50 e 100 ml, proveta 10, 50 e 100ml, papel filtro, tubos de ensaio, bastão de vidro, vidro de relógio, espátula, funil de buncher; pipeta graduada; balança analítica AUY220 SHIMADZU; bomba a vácuo e sistema filtração a vácuo; banho de gelo; reagentes NiCl2.6H2O ( fabricante NEON); NH4OH ( fabricante VETEC); HNO3 ( fabricante ALPHATEC); NH4CL; AgNO3; álcool etílico P.A; Éter etílico P.A ( fabricante IMPEX) e Dimetilglioxima; Álcool etílico absoluto 99,5% P.A ( fabricante NEON).

OK

4.2. METODOLOGIA

Inicialmente foi preparado a solução amonical. Foi transferido para um béquer de 50 ml, 2,5 ml de NH4OH (concentrado). Logo foi dissolvido NH4CL em pequenas porções até sua saturação. Foi transferido para uma proveta completando o volume até 5 ml com NH4OH. Depois deixado em repouso até o momento de uso. Logo após foi pesado 2.503,8g de NiCl26H2O em um béquer de 50 ml, adicionou-se água destilada até a sua completa dissolução.

Depois foi adicionado 12.5 ml de NH4OH(concentrado) e deixou-se a solução esfriar a temperatura ambiente e deixado em repouso por 15 minutos em banho de gelo. Logo foi filtrado os cristais e lavados com (1°) 5 ml de NH4OH (concentrado), (2°) 1 ml de álcool etílico e (3°) com éter etílico. Em seguida foi preparado 10 ml de uma solução aquosado complexo obtido.

Foi adicionado em um tubo de ensaio 10 gotas de solução aquosa preparada do complexo e aquecido e verificado em meio alcalino. Logo foi adicionado 3 gotas de solução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (570.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com