TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE ÓLEO DE BANANA

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.600 Palavras (7 Páginas)  •  3.317 Visualizações

Página 1 de 7

SÍNTESE DO ACETATO DE ISOPENTILA (ÓLEO DE BANANA)

Elaboração:

Amábile Priscila – R.A.: 203724

Érica Couras – R.A.: 203088

Mariana R. Torres – R.A.: 203514

Rodrigo de Araújo – R.A.: 203314

Rose Azevedo – R.A.: 203389

Orientadora:

Prof.ª Valéria Rowe

Araçatuba – SP

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. OBJETIVO 5

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 5

3.1. MATERIAIS E REAGENTES 5

3.2. MÉTODOS 6

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 7

4.1. CÁLCULO DO RENDIMENTO 7

5. CONCLUSÃO 9

6. REFERÊNCIAS 9

1. INTRODUÇÃO

O principal método para caracterizar um éster implica a identificação do ácido e do álcool que o compõe. Em geral, os ésteres, principalmente os de baixa massa molar, apresentam aromas agradáveis, estando presentes em frutas e flores.

Estes ésteres em condições ambientes apresentam-se como líquidos ou sólidos, sendo os primeiros membros da série (com baixo peso molecular) líquidos incolores de cheiro agradável, a medida que se aumenta a massa molecular, tornam-se líquidos viscosos e gordurosos até virarem sólidos, ocorrendo nesse processo a perda do odor agradável. Os mais comuns encontram-se na natureza na forma de gorduras e óleos vegetais (que são provenientes de ésteres de glicerol e de ácido graxos). Estão presentes em composições de flavorizantes para a produção de refrescos, doces, xaropes, de sabões, medicamentos, perfumes e cosméticos. O método mais comum de obtenção de ésteres é a esterificação.

O acetato de isopentila é um éster que apresenta cheiro característico de banana. Pode ser obtido através da reação de esterificação do ácido acético com álcool isopentilico, a qual é catalisada por um ácido, mostrado nas figuras abaixo, a reação (Figura 1) e as características (Tabela 1). É líquido em condições normais, transparente, incolor, de odor suave de banana (comercialmente chamado de óleo de banana) e livre de materiais em suspensão.

Para a obtenção do óleo de banana é usado na síntese diversos reagentes, entre eles podemos citar três reagentes com suas extremas importâncias, como o ácido sulfúrico, o bicarbonato de sódio e o cloreto de cálcio anidro. O ácido sulfúrico é o responsável pela neutralização da reação, tornando o meio básico, juntamente com o bicarbonato de sódio, que também é o responsável pela produção do acetato de sódio quando em contato com o ácido acético, ressaltamos também o cloreto de cálcio anidro que faz a sua participação na reação como um agente secante.

Figura 1 – Reação de síntese do acetato de isopentila (óleo de banana).

Tabela 1 - Propriedades físicas, toxicidade e usos dos reagentes e produtos utilizados na síntese do acetato de isopentila (óleo de banana):

ÁLCOOL ISOAMÍLICO

PROPRIEDADES FÍSICAS: TOXICIDADE: USOS:

- Fórmula molecular: C5H12O2;

- Massa molar: 88,148 g/mol;

- Densidade: 0,8104 g/cm³;

- Ponto de fusão: -117,2ºC;

- Ponto de ebulição: 131,1ºC. - Causa irritação nos olhos, pele, nas membranas mucosas e área respiratória, dor de cabeça, náuseas, vertigens, morte. - Reagente de laboratório.

ÁCIDO ACÉTICO

PROPRIEDADES FÍSICAS: TOXICIDADE: USOS:

- Fórmula molecular: C2H4O2;

- Massa molar: 60,052 g/mol;

- Densidade: 1,0446 g/cm³;

- Ponto de fusão:

-16,64ºC;

- Ponto de ebulição: 117,9ºC. - Causa irritação no nariz e garganta, fadiga, vermelhidão e queimaduras na pele, cegueira, morte. - Reagente de laboratório.

ACETATO DE ISOPENTILA (ÓLEO DE BANANA)

PROPRIEDADES FÍSICAS: TOXICIDADE: USOS:

- Fórmula molecular: C7H14O2;

- Massa molar: 130,185 g/mol;

- Densidade: 0,876 g/cm³;

- Ponto de fusão: -78,5ºC;

- Ponto de ebulição: 142,5ºC. - Causa irritação no nariz, garganta, tecidos que entram em contato com o produto, dor de cabeça e fraqueza. - Solvente verde;

- Usado na fabricação de tintas e vernizes.

2. OBJETIVO

Preparação e extração do acetato de isopentila (óleo de banana) por meio de uma reação de esterificação do ácido acético com o álcool isopentílico (álcool isoamílico).

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

3.1. MATERIAIS E REAGENTES

3.2. MÉTODOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com