TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese e Caracterização de Complexos de Íons Metálicos

Por:   •  6/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

Experimento 3: Síntese de Ni[(NH3)6]Cl2 e Ni[(en)6]Cl2

Jussara dos santos, Leticia Guimarães e Monique Biazon

Palavras chave: etilenodiamina; Amônia; Ligantes.

INTRODUÇÃO

O íon Ni (II), em solução aquosa, encontra-se coordenado a moléculas de água, formando o íon complexo [Ni(H2O)6]2+ de cor verde. Em muitos casos, a formação de outros complexos ocorre através de reações de substituição das moléculas de água por outros ligantes (moléculas neutras; como a amônia e o etilenodiamina ou ânions). [1]

A etilenodiamina é um ligante bidentado com o íon Ni (II), o complexo formado é mais estável que o complexo , devido o efeito quelato,  este efeito está relacionado á uma maior estabilidade de complexos formados com ligantes que possuam dois ou mais sítios de coordenação disponíveis, quando comparada a dos formados com ligantes monodentados. A cor de um complexo depende do metal e de seu estado de oxidação, geralmente necessita-se de um orbital d parcialmente preenchido para que um complexo seja colorido. [2][pic 1][pic 2]

SESSÃO EXPERIMENTAL

  1. Preparação do complexo [Ni(NH3)6]Cl2

Dissolveu-se 1,5g de NiCl2.6H2O em 5 mL de água e adicionou-se 2,9 mL hidróxido de amônia concentrada  em seguida resfriou-se em banho de gelo. Adicionou-se 15 mL de etanol. O produto foi resfriado por 10 min, logo filtrou-se o mesmo á vácuo e lavou-se com etanol.

1.2 – Preparação do complexo [Ni(en)6]Cl2

Dissolveu-se 3,0g de NiCl2.6H2O em 3 mL de água, resfriou-se a mistura em banho de gelo, e adicionou-se lentamente 2,8 mL de etilenodiamina, em seguida adicionou-se 1,5 mL de etanol. O produto foi resfriado por 10 min, filtrou-se o mesmo á vácuo e lavou-se com etanol.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Com a adição da amônia no NiCl2, como a amônia é uma base de Lewis mais forte do que a água, ela tem a capacidade de retirar as moléculas de água do complexo e coordenar com o níquel. Como a amônia é relativamente fraca, tem 2 elétrons desemparelhados na configuração do níquel e quando a absorção da luz leva uma transição eletrônica entre orbitais, será observada  as bandas de transição d-d, que neste caso, seria 3, porém observou-se somente duas, por o equipamento não fazer a leitura, as transições observadas foram A2g-T2g, que foram 380 e 680. No complexo de [Ni(en)3]Cl2 o desdobramento do ligante é maior, portanto aumenta a o desdobramento do campo cristalino, e diminui o comprimento de onda. As bandas observadas fora em 346 e 546.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (388.4 Kb)   docx (516.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com